O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) anunciou, nesta terça-feira (28), a prorrogação do decreto que estabelece as medidas para o distanciamento social em Aracaju. Segundo ele, o surgimento, nas últimas horas, de 33 novos casos de coronavírus mostra que, ao contrário do que muitas pessoas acreditavam, o vírus chegou e já circula pela cidade. “Precisamos continuar com as medidas de distanciamento social para que não haja uma explosão de casos”, frisou.
Pelo decreto municipal, até 7 de maio está proibido em Aracaju o funcionamento de academias, teatros, cinemas, shoppings, casa de shows e bares. Os restaurantes e lanchonetes devem funcionar, apenas, com o sistema delivery. Pela atualização, também continua proibida a realização de eventos e de atividades em parques, praias e demais áreas de lazer da cidade. Além disso, ficam suspensas, até o dia 31 de maio, as aulas em escolas e universidades das redes municipal e particular de ensino da capital.
Governo afrouxou
Ao contrário da Prefeitura, o governo de Sergipe editou decreto afrouxando o isolamento social. Pela nova determinação do executivo estadual, já podem funcionar escritórios de advocacia e contabilidade, locadoras de veículos, lojas de tecidos e armarinhos. Já a partir do dia 2 de maio, retomam o funcionamento lojas de cosméticos, perfumarias, relojoarias, móveis e eletrodomésticos. E no dia 4, estão autorizados a retomar suas atividades consultórios médicos, papelaria, livraria, lojas de climatizadores e podologia.