Morto nesta sexta-feira (13, vítima de acidente automobilístico, o prefeito de São Miguel do Aleixo, Everton Lima (PSC), pode ser substituído por outro candidato, embora não haja mais tempo para remover o nome dele das urnas eletrônicas. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, desembargador José dos Anjos, informou ao portal Faxaju que o partido terá que fazer uma convenção para homologar o novo candidato a prefeito daquele município.
A substituição de candidatos está prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Ela permite que o partido ou a coligação substitua o candidato que for considerado inelegível, renunciar ou falecer após o termino final do prazo do registro (26/10/2020) ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado. Segundo a legislação, “quando a substituição ocorre após a geração das tabelas para elaboração da lista de candidatos e preparação das urnas, “o substituto concorrerá com o nome, número e a fotografia do substituído, sendo destinatário dos votos atribuídos a este último”.
O acidente
O prefeito de São Miguel do Aleixo, Everton Lima (PSC), 32 anos, morreu no capotamento do carro dirigido por ele. O acidente aconteceu na rodovia estadual que liga Aleixo à Nossa Senhora Aparecida. O veículo teria estourado um pneu e capotado várias vezes. O prefeito ainda foi socorrido, mas morreu ao dar entrada no hospital de Nossa Senhora da Glória vítima de traumatismo encefálico. Everton Lima disputava a reeleição, tendo como postulante a vice Gilton Menezes (PSD). O candidato da oposição é Genison Alves de Oliveira (SD).
Por Destaquenotícias