O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) abriu, nesta terça-feira (2), os trabalhos legislativos na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Aracaju. De forma virtual, o pedetista reafirmou os compromissos firmados com a população, no sentido de assegurar o desenvolvimento social, econômico e urbano sustentável da cidade. Fez um rápido balanço das ações realizadas no início da atual administração e ressaltou o empenho do governo municipal para imunizar os aracajuanos contra a covid-19. De acordo com Nogueira, 8.500 pessoas já foram vacinadas na capital.
Em sua mensagem, o prefeito destacou a elaboração do novo Planejamento Estratégico, que guiará os quatro anos do seu mandato; as obras já em curso através do financiamento com o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), além dos projetos que levarão a capital sergipana ao desenvolvimento, como a Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública. “É com grande satisfação e alegria que, mais uma vez, cumpro a prerrogativa de abrir os trabalhos legislativos desta Casa. Neste ano, estamos reunidos de forma online, mas fiz questão de trazer minha saudação aos vereadores e vereadoras”, frisou.
Vacinação
Em seu discurso, Edvaldo definiu o início da vacinação no país como um “momento histórico. Em Aracaju, tão logo recebemos as primeiras 21 mil doses da Coronavac, iniciamos a aplicação da vacina em trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente contra a covid-19 e em idosos residentes em abrigos. Passamos de 8.500 pessoas vacinadas até hoje”, disse. O prefeito afirmou que Aracaju avançará para as próximas fases da vacinação assim que forem chegando novas remessas dos imunizantes.
Balanço
Na mensagem, Edvaldo também apontou a elaboração do novo Planejamento Estratégico, com base no Plano de Governo que foi apresentado à população durante a campanha eleitoral, como o mecanismo essencial para o sucesso das ações no atual mandato. “Todos os compromissos que firmei com os aracajuanos estarão presentes no nosso planejamento. Este será o fundamento. Atuaremos sob os eixos do Desenvolvimento Social, Econômico e Urbano Sustentável e da Inovação e Excelência da Gestão. Até março, o Plano estará pronto para ser apresentado à sociedade”, assegurou.
Entre as ações que levarão à cidade ao desenvolvimento, segundo o prefeito, estão os projetos para os quais serão destinados os R$ 400 milhões, garantidos com o financiamento firmado junto ao BID, e a PPP da Iluminação Pública que transformará o parque de iluminação da capital com a substituição dos 58 mil pontos de luz da cidade pela tecnologia em LED.
“Iniciaremos, em breve, a revitalização do Parque da Sementeira e as primeiras obras da Avenida Perimetral Oeste. Também já formalizamos com o Consórcio Conecta Aracaju a Parceria Público-Privada da Iluminação Pública. Hoje, inclusive, daremos mais um passo importante neste contrato, com a assinatura da ordem de serviço para que os projetos sejam executados. Em até 18 meses, todos os pontos de luz da cidade serão substituídos pela tecnologia LED e 16 pontos turísticos de Aracaju receberão iluminação especial”.
Edvaldo listou, ainda, outras obras que já estão sendo executadas na cidade e que foram autorizadas no primeiro mês desta administração. “Podemos destacar a reforma das praças, começando pela Praça Princesa Isabel, cuja obra está em plena execução, e a construção de novas unidades de saúde, iniciando pela nova unidade do Mosqueiro. No 17 de Março, ganha forma, de maneira célere, uma nova avenida que ligará o bairro até o conjunto Augusto Franco. A via faz parte do nosso maior projeto social, o do Residencial das Mangabeiras, que inclui a construção de 1.102 casas e toda a infraestrutura básica da localidade. Também já autorizei a abertura da licitação que viabilizará a ampliação da ponte sobre o rio Poxim, próximo ao Parque dos Cajueiros”, elencou
Parceria
Edvaldo disse ainda que espera contar com o apoio dos 24 vereadores e vereadoras da capital. “Reconheço a importância de cada um e cada uma e entendo que todos poderão contribuir para que Aracaju cresça, se desenvolva e se torne uma cidade mais inclusiva, mais sustentável e com mais saneamento, educação e saúde de qualidade. Aos novos vereadores, todos em primeiro mandato em Aracaju, dirijo uma palavra em especial: sei da disposição e vontade dos senhores e senhoras de desenvolverem um grande e eficiente trabalho, que dê orgulho aos aracajuanos. Aos que tiveram seus mandatos renovados pela população, sucesso em mais esta empreitada”, afirmou.
O presidente da Câmara, vereador Josenito Vitale, agradeceu ao prefeito Edvaldo Nogueira pela presença. Em sua fala, o parlamentar desejou “sucesso” ao gestor municipal nesta nova administração e destacou que “a parceria entre o Executivo e Legislativo será fortalecida em benefício dos aracajuanos”. “Assim como sempre fizemos, manteremos uma relação harmoniosa, respeitando a independência dos poderes”, enfatizou dando boas vindas aos demais vereadores eleitos e reeleitos da Casa.
Fonte e foto: Ascom/PMA