Governo de Sergipe pagará salários de junho no dia 23
5 de junho de 2023
O oráculo dos profetas
5 de junho de 2023
Exibir tudo

Prefeitos pedem recursos para pagar o piso de enfermeiros

Edvaldo será homenageado hoje pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), enviou, nesta segunda-feira (5), ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, um ofício da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), solicitando uma audiência para tratar da implementação do piso dos enfermeiros pelos municípios brasileiros. Edvaldo é favorável ao pagamento do piso, assim como os demais prefeitos filiados à entidade. No entanto, os gestores municipais cobram do governo federal que envie os recursos necessários para o pagamento do novo salário destes profissionais de saúde.

“Como presidente da FNP, tenho liderado o movimento para que o Governo Federal forneça os recursos necessários para que o piso seja pago, como determina a Constituição Federal. Hoje, os recursos que foram estimados não batem com a conta que as prefeituras fizeram. Prova disso é que o Ministério da Saúde não repassou o dinheiro para nenhuma prefeitura do Brasil”, declarou Edvaldo, que preside a FNP. No documento, Edvaldo solicita que a audiência ocorra até 17 de junho.

No ofício enviado ao ministro da Casa Civil, Edvaldo explica que, nas portarias publicadas pelo Ministério da Saúde, há “flagrante insuficiência dos recursos anunciados e dos critérios de distribuição da assistência financeira, bem como indicações indevidas de valores destinados às entidades filantrópicas”. Por isso, a FNP “defende a pactuação federativa no âmbito do Conselho da Federação, instância instituída pelo Decreto n° 11.495, em 18 de abril de 2023, mas que ainda não está em funcionamento”.

“Essa pactuação é condição necessária para a efetiva transferência dos recursos pela União aos entes federados, tornando a aplicação do piso uma realidade nos municípios e conferindo a merecida valorização desses profissionais. Certos de que a atenção à pauta municipalista é essencial para a promoção e o desenvolvimento de políticas públicas efetivas em todo o país, desde já agradecemos a atenção de Vossa Excelência e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais”, afirma Edvaldo no ofício endereçado a Rui Costa.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *