Policiais rodoviários federais apreenderam 14 pássaros silvestres durante uma operação realizada no km 96 da na BR 101, município de Nossa Senhora do Socorro. Os agentes federais faziam o trabalho de fiscalização quando abordaram o condutor de um veículo Ford/Ka, com placas da Bahia.
Após realizarem inspeção detalhada, os policiais encontraram no interior do automóvel gaiolas contendo 14 pássaros silvestres da espécie “Canário-da-Terra”. Questionado, o motorista disse que cria as aves em Feira de Santana/BA, e que negociaria 10 delas com uma pessoa conhecida dele na Grande Aracaju.
O condutor dos canários disse, ainda, que desistiu de negociar os passarinhos e ainda adquiriu outros quatro da mesma espécie. O homem não possuía documentação comprovando a origem dos animais. Diante disso, ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer em juízo quando intimado. Os pássaros foram encaminhados ao IBAMA para serem libertados em área de vegetação preservada.
Fonte e foto: Ascom/PRF