A Orla da Atalaia foi tomada por uma energia vibrante na noite desta sexta-feira (10), no primeiro dia de shows do Projeto Verão 2023. Com a arena lotada por uma multidão de aracajuanos e turistas, a abertura do evento foi marcada por uma diversidade de ritmos, cultura e autenticidade dos artistas locais e nacionais que subiram nos palcos do festival. O Projeto Verão 2023 é realizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo do Estado, e está sendo retomado após dois anos de pausa em virtude da pandemia.
A primeira a subir aos palcos foi a cantora, compositora, atriz e dançarina Héloa. A sergipana trouxe uma apresentação artística carregada de ancestralidade e devoção aos orixás e aos povos originários. O show foi o início de uma noite memorável e chamou a atenção pela força espetacular da performance da artista e dos seus bailarinos.
“É muito significativo estar aqui hoje, porque o Projeto Verão também está nas minhas grandes memórias como público. Eu que vi tantas edições, estar no palco é uma outra sensação muito especial, que é poder trazer essa sergipanidade que há em mim, que há no meu trabalho e que há na minha história”, disse a artista.
Apresentação vibrante
Em continuidade à programação da primeira noite, entrou em cena a dupla Anavitória com uma apresentação vibrante, fazendo o público cantar em coro as canções de sucesso, cheias de sentimento e cadência. Para a dupla de Tocantins, foi especial poder retornar a Aracaju e participar do festival.
“Tem pouco tempo que estivemos em Aracaju, mas fazer um show em um evento aberto ao público, com essa energia de pré-carnaval, onde está todo mundo em festa, foi muito massa”, disse Vitória Falcão.
Músicas como ‘Trevo (Tu)’, ‘Por que eu te Amo’ e ‘Singular’ compuseram o repertório da dupla. Mas também fizeram parte do show as composições da última turnê realizada em 2022. “Nossa turnê encerrou no finalzinho do ano passado e esse show foi uma misturinha dela, mas também com músicas de outros discos”, destacou Ana Caetano.
Marcando a diversidade de ritmos e trazendo clássicos do rock nacional para a arena da Orla de Atalaia, foi a vez da banda Biquíni, antes denominada como Biquini Cavadão, fazer o grande show. Segundo o vocalista Bruno Gouveia, retornar aos palcos do Projeto Verão depois de sete anos é motivo de muita alegria.
Frio na barriga
“A gente ansiou muito pelo retorno a Aracaju e quando soubemos que finalmente voltaríamos, ficamos extasiados. Olhando o tamanho desse palco e essa multidão aguardando, é inevitável sentir o frio na barriga, o que é uma sensação maravilhosa, por sinal”, revelou o cantor antes do show.
A banda apresentou músicas do novo disco intitulado “Através do Tempo”, mas, como reforçou o vocalista, os clássicos da Biquíni não poderiam deixar de fazer parte do show, até como uma forma de retribuir ao público que os acompanha há tantos anos.
“Nós vamos completar 38 anos de carreira e somos elogiados justamente porque sempre tocamos as músicas que fizeram a história das pessoas. Eu sempre falo que a gratidão é nossa. No fundo, são pessoas que no universo de milhões de canções, escolhem, de repente, uma nossa para fazer parte da trilha sonora da vida delas. Então, nada melhor do que a gente deixar que eles cantem na nossa frente, com a gente”, acredita.
Retornando ao palco do Projeto Verão, desta vez em carreira solo, o cantor Marcelo Falcão entregou muita autenticidade com seu ritmo de música alternativa. Ele, que já participou do festival quando era vocalista da banda O Rappa, voltou a Aracaju com muita energia e a mesma simpatia de sempre. O cantor agradeceu por poder fazer parte do festival mais uma vez e aproveitou para expressar a felicidade de dividir o palco com a banda sergipana de reggae, Reação.
Show com muitos clássicos
“É uma felicidade estar aqui e mais ainda poder tocar hoje junto com a banda Reação, que são nossos amigos. Estamos trazendo um show com muitos clássicos, porque eu posso dizer que uma vez com O Rappa, sempre O Rappa no coração. Então vou desfrutar de tudo aquilo que eu gosto de tocar. As antigas, as novas e umas surpresas”, garantiu Falcão antes do show começar, e cumpriu, agitando todo o público.
E para fechar com chave de ouro a primeira noite de Projeto Verão 2023, a banda Reação assumiu o comando do palco. O público, fiel do ritmo e do grupo, entrou em conexão e se tornou protagonista. Para o cantor, Junior Moriah, o retorno do festival é como um reencontro.
“O Projeto Verão é como um amigo que ficou distante e que a gente abraça com muito carinho e amor. Que venham mais festivais como esse, tanto pela Prefeitura, como pelo Estado. São festivais que englobam a música alternativa, underground e a Reação é contemplada”, agradeceu.
Confira abaixo a programação musical do sábado, 11
Programação musical – Praia da Atalaia
20h – Anne Carol (SE)
21h30 – Projota
23h – Duda Beat
00h30 – Melim
02h – Os Faranis (SE)
Projeto Verão 2023
Após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia, o Projeto Verão volta a fazer parte da programação de eventos da capital, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado. O evento, além de movimentar diversos setores da economia, fomenta o esporte e a cultura local.
Fonte e fotos: Secom/PMA