Após vários percalços, inclusive, com ameaça de não ser realizada, a procissão fluvial de Bom Jesus dos Navegantes vai acontecer nesta sexta-feira (1º), em Aracaju. A Cúria Metropolitana informa que o cortejo sairá da Catedral às 13h em direção a Ponte do Imperador, onde começa a procissão fluvial pelo estuário do Rio Sergipe.
Após a embarcação com a imagem de Bom Jesus, seguida de dezenas de outras, percorrer um longo trecho do Rio Sergipe, retornará à Ponte do Imperador. Dalí, os fieis seguem em procissão até a Igreja de Santo Antônio, no bairro do mesmo nome, para a missa de encerramento da festa, celebrada pelo Arcebispo Coadjutor Dom João José Costa.
Festa ameaçada
Segundo uma das organizadoras do evento, Ivanira Lemos Dória, a “Nira”, a procissão, que está completando 160 anos de tradição, quase não seria realizada em virtude de alguns problemas com relação ao acompanhamento do Corpo de Bombeiros e à embarcação que faz o translado da imagem. “Não fosse a interferência direta do governador Jackson Barreto a procissão deste ano teria sido cancelada. Foi ele quem contornou a situação junto a Capitania dos Portos e ao Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe”, explica Nira.