A Superintendente Especial de Esportes, Mariana Dantas e o presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Milton Dantas, apresentaram aos professores de Educação Física da rede pública estadual o “Projeto Gol do Brasil”. Esses professores participarão futuramente, do treinamento de técnico Licença S, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), capacitando-se dessa forma para serem monitores dos núcleos do referido projeto.
Mariana destacou que o “Projeto Gol do Brasil “, não visa formar um atleta de futebol. “O projeto é mais voltado para a parte social, para a formação do homem, o trabalho do caráter e da personalidade. Mas isso não impede que entre os adolescentes participantes, surja um craque de futebol, que no futuro venha a atuar em um grande clube ou quem sabe, na Seleção Brasileira de Futebol. Se isso acontecer, ótimo”, destacou a superintendente.
A princípio, Sergipe foi contemplado com dois núcleos do “Projeto Gol do Brasil”, que atenderão a 250 jovens e adolescentes de ambos os sexos. Esses núcleos serão instalados na Escola de Esporte Gerivaldo Garcia, no bairro Santos Dumont e na Escola de Esporte Professor Kardec, no bairro Santa Maria. Projeto Gol do Brasil – Durante a apresentação, foi explicado com detalhes o que é e como funciona o “Projeto Gol” do Brasil, que é uma ação social da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), voltada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social.
Promover cidadania
A missão do “Gol do Brasil” é promover cidadania e educação, por meio do futebol. Para isso, são seguidos os critérios das dez habilidades de vida, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): autoconhecimento, relacionamento interpessoal, pensamento crítico, pensamento criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, manejo de emoções, manejo de estresse e comunicação eficaz. Além das crianças e dos adolescentes atendidos, o “Gol do Brasil” também visa à formação de professores capacitados, para trabalhar com essa faixa etária, financiados pelo Legado Copa do Mundo Brasil de 2014, pela CBF e pelos estados.
O presidente Milton Dantas destacou o fato de Sergipe ser o sétimo estado da federação, a receber o “Projeto Gol do Brasil”. “Em Sergipe o “Projeto Gol do Brasil” é resultado de uma parceria forte, entre o Governo do Estado, por meio da Superintendência Especial de Esportes (SUPEE), Federação Sergipana de Futebol (FSF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF). É um projeto importante, pois inicialmente vai contemplar cerca de 250 garotos de ambos os sexos. É um projeto que a CBF vem desenvolvendo em alguns estados da federação. Sergipe será o sétimo estado contemplado”, . Eu acredito que não ficaremos somente nesse projeto “Gol do Brasil”. Temos a disposição da Superintende disse Milton Dantas.
Fonte : FSF (Foto: Portal Infonet)