PUBLIEDITORIAL
Catadores de laranja de 14 municípios sergipanos receberão benefício estadual durante entressafra do cultivo
De 22 a 30 de novembro, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), realizará a entrega de cartões do programa Mão Amiga Laranja a novos beneficiários de 14 municípios sergipanos. Os trabalhadores rurais da colheita da laranja receberão R$ 1 mil, divididos pelos quatro meses de entressafra do cultivo, de novembro a março. O pagamento da primeira parcela está previsto para 30 de novembro.
Nesta edição 2022/2023 do Mão Amiga Laranja, são contemplados 5 mil trabalhadores rurais da colheita da laranja (3.650 antigos e 1.350 novos) em 14 municípios: Cristinápolis, Umbaúba, Estância, Santa Luzia, Boquim, Arauá, Riachão, Itabaianinha, Tomar do Geru, Pedrinhas, Salgado, Lagarto, Itaporanga e Indiaroba. O investimento total do governo nesta edição será de R$ 5 milhões, por meio do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Funcep).
Sobre o Programa
O programa Mão Amiga foi criado em 2009 pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e secretarias municipais de Assistência Social.
O programa surgiu com o intuito de mitigar os efeitos socioeconômicos decorrentes da entressafra do cultivo – que na cultura da laranja abrange os meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro – período em que a colheita fica suspensa, comprometendo assim a renda dos catadores. Além da vertente “Laranja”, o programa estadual Mão Amiga também possui as vertentes “Cana” e “Pró-Sertão Bacia Leiteira”.
Confira os dias, horários e locais de entrega dos novos cartões Mão Amiga Laranja: