A Petrobras e a IDESA Brasil lançaram o Projeto Pescando Saberes: Ecológicos, Empreendedores e Sustentáveis em evento na sede da Petrobras em Aracaju, em Sergipe. A iniciativa foi aprovada no Edital Socioambiental da Petrobras 2023, que será executada entre 2025 e 2027, com um investimento superior a R$ 4 milhões. O projeto tem como foco o desenvolvimento econômico sustentável em cinco municípios de Sergipe: Brejo Grande, Pacatuba, Pirambu, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão.
Com ênfase na preservação ambiental, geração de renda solidária e capacitação profissional, o Pescando Saberes busca promover a inclusão social de grupos prioritários, como mulheres, jovens, comunidades LGBTQIA+ e povos tradicionais. O impacto direto esperado abrange 520 participantes contínuos e até 3 mil pessoas em eventos esporádicos, com idades entre 6 e 59 anos, sendo 60% mulheres e 40% homens.
O projeto também está alinhado aos esforços globais da Década do Oceano e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e o fortalecimento de comunidades pesqueiras.
Investimento socioambiental
O Projeto Pescando Saberes é mais uma das iniciativas patrocinadas pela Petrobras na região. Ele se junta a alguns outros projetos socioambientais já executados no território sergipano, como o Rede Solidárias de Mulheres, que atua no território há alguns anos, e o Povos das Águas, recém-iniciado. Somente esses três projetos, juntos, representam investimentos de mais de R$14 milhões, com focos variados como sustentabilidade, empreendedorismo, fortalecimento e empoderamento comunitário. Além desses, Sergipe também é atendido por projetos de longo prazo voltados para a conservação de espécies marinhas como o Viva o Peixe-Boi Marinho e o Baleia Jubarte.
Fonte : Petrobras (Foto: Instagram/Pescando Saberes)