A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, voltada para crianças de um ano a menores de cinco, e Sarampo, direcionadas às pessoas de 20 a 49 anos, foi prorrogada até o dia 13 de novembro. De acordo com a enfermeira do Programa Estadual de imunização, Ana Beatriz Lira, o estado não atingiu a meta da cobertura vacinal de 95%. Até o momento, 50 mil crianças foram vacinadas contra a Poliomielite e 123 mil adultos foram imunizados contra o Sarampo. Quanto à campanha de multivacinação, para crianças e adolescentes, os dados só serão divulgados no fim do mês.
“A campanha, que estava prevista para terminar nesta sexta-feira (30), teve sua data ampliada por conta da baixa cobertura vacinal, os municípios que ainda não conseguiram atingir essa meta devem continuar realizando a busca ativa de quem ainda não procurou as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os pais ou responsáveis precisam levar as crianças munidos da carteira de vacinação para que um profissional avalie quais doses precisam ser aplicadas”, ressalta Ana Lira.
Segundo a enfermeira, o objetivo é ofertar todas as vacinas de rotina do calendário básico de vacinação como estratégia adotada pelo programa. “É importante que as pessoas se mantenham imunizadas já que, durante a campanha, tivemos uma baixa cobertura, agora a população tem essa oportunidade de deixar em dia a caderneta de vacina, lembrando também de fazer o uso da máscara quando for à unidade básica e higienizar as mãos sempre que possível”, concluiu.