O Diário Oficial do Estado publica, nesta quinta-feira (26), o decreto autorizando acrescentar “Governador João Alves Filho” no nome do Hospital de Urgência do Estado de Sergipe (HUSE). A mudança foi autorizada pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) visando homenagear João Alves, que morreu, ontem, em Brasília. Desde julho do ano passado, o ex-governador recebia cuidados intensivos em uma unidade Home Care para controlar um estado avançado de Alzheimer.
Inaugurado em 1986, o hospital foi batizado com o nome do líder político, anos depois removido em respeito à da Lei nº 6.454/1977, proibindo colocar nome de pessoa viva em um bem público, de qualquer natureza. O Hospital é a maior unidade de saúde pública de Sergipe e existe há 34 anos. A sua inauguração aconteceu em 7 de novembro de 1986, no governo do engenheiro civil e governador à época João Alves Filho.
O decreto governamental apresenta duas justificativas para devolver ao hospital seu nome original. A primeira leva em consideração “a grande, digna e relevante atuação de João Alves Filho como governador do Estado, como Ministro de Estado e como prefeito do município de Aracaju, através de ações benéficas e eficazes que contribuíram para o progresso do Brasil, de Sergipe e de seu Povo”.
A outra justificativa fundamenta-se no fato de “João Alves Filho foi um dos maiores líderes políticos do Estado, responsável por diversas obras que deixaram um legado de desenvolvimento para Sergipe, em especial o Hospital de Urgência do Estado de Sergipe – HUSE, construído e inaugurado em sua gestão, sendo justo homenageá-lo neste particular. E como simbolismo por tudo que realizou pelo povo do Estado de Sergipe”.
Por Destaquenotícias