A quarta dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 reduz o risco de morte pelo vírus em quase 80%, segundo revela um estudo da associação israelense Clalit, com base em dados de mais de meio milhão de pessoas entre 60 e 100 anos. Em Aracaju, os idosos com 80 anos ou mais já estão recendo a quarta dose do imunizante. De acordo com o trabalho científico, entre os receptores da quarta dose da vacina, foi observada uma redução de 78% na taxa de mortalidade por Covid-19, em comparação ao grupo que não foi vacinado.
O estudo, de caráter preliminar, foi realizado pelo Departamento de Medicina Comunitária de Clalit em conjunto com dois centros acadêmicos israelenses. As análises ocorreram entre janeiro e fevereiro deste ano – com a variante ômicron já dominante – e focaram nas taxas de mortalidade entre a população que recebeu a quarta vacina (ou a segunda dose de reforço) e aqueles que receberam apenas uma terceira dose.
Como se vacinar
A aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em idosos será realizada por faixa etária, iniciando pelos que têm 80 anos ou mais e completaram o intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço (terceira dose). “Para receber essa dose de reforço, basta que o idoso residente em Aracaju, se dirija a uma de nossas unidades ou pontos de vacinação, munido do RG e o cartão de vacinação com as doses anteriores registradas”, orientou a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza. Os que anteriormente se vacinaram fora da capital, devem comprovar residência em Aracaju.
Foto: Secom/PMA