Credenciada para Tóquio, Duda é vacinada contra a Covid-19
14 de maio de 2021
Segurado do INSS deve pedir revisão de sua aposentadoria
15 de maio de 2021
Exibir tudo

Apreendida quase uma tonelada de carne em abatedouro clandestino

As quatro reses abatidas não tinham registro sanitário

Quase 900 quilos de carne bovina foram apreendidos, nesta sexta-feira (14), num abatedouro clandestino localizado no município sergipano de Umbaúba. Quando os policiais civis e os fiscais da Emdagro chegaram aso local, quatro reses estavam sendo abatidas, tendo sido verificado que os animais não tinham registro sanitário. Durante a operação duas pessoas foram presas em flagrante.

A carne apreendida vai alimentar os leões do Parque da Cidade

O delegado Fernando Melo, de Repressão a Crimes Rurais, explicou que a operação é fruto da apuração de denúncias de abatedouros clandestinos em Sergipe que estão fornecendo carne com riscos à saúde humana. “A fiscalização quer saber a origem do gado, pois há muitos animais de origem duvidosa ou doentes. A carne dessas reses abatidas clandestinamente seria distribuída na região de Umbaúba e Cristinápolis. A carne vai ser descartada e servirá de alimento para os leões do Parque da Cidade, em Aracaju”, evidenciou o policial.

A veterinária Lucila Maia, da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), detalhou que a instituição monitora a origem do gado e a conformidade com as normas de saúde. “Sanitariamente, precisamos que todos os abatedouros sejam cadastradas para que tenhamos uma rastreabilidade desses animais, através da guia de trânsito animal, que não foi encontrada aqui. Muitas vezes, o boi está doente e quando morre o produtor vende para o estabelecimento clandestino como este. É um crime para saúde pública”, informou Lucila.

Crime sanitário

Os suspeitos presos na operação serão indiciados com base na lei de crime contra a relação de consumo – artigo 7º, inciso 9º, que dispõe sobre “vender, ter em depósito ou expor à venda ou, de qualquer forma entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo – e pelo artigo 268 do Código Penal, que dispõe sobre infração de medida sanitária”.  A Emdagro irá emitir auto de multa por falta de Guia de Trânsito Animal (GTA).

Fonte e foto: Ascom/SSP-SE

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *