Quatro chapas disputam a Reitoria e Vice-Reitoria da Universidade Federal de Sergipe na eleição que acontecerá na terça-feira da próxima semana, dia 15. Seguindo o calendário eleitoral, as inscrições das chapas aconteceram hoje, 8, e a Comissão Eleitoral divulgou a homologação das inscrições às 20 horas.
A Chapa 1, “Sou mais UFS”, apresenta como candidato à reeleição o reitor Valter Joviniano de Santana Filho (Departamento de Fisioterapia), tendo como candidata a vice-reitora a professora Martha Suzana Cabral Nunes, do Departamento de Ciência da Informação e diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). O atual mandato do reitor, de quatro anos, termina no mês de março de 2025.
A Chapa 2, “UFS da gente”, tem como candidatos a reitor André Maurício (Departamento de Física) e a vice-reitora Silvana Bretas (Departamento de Educação e Diretora do CECH). A Chapa 3, “De mãos dadas somos mais fortes”, tem os professores Rosalvo Ferreira (atual vice-reitor, Departamento de Economia) e Rogéria de Souza Nunes (Farmácia). E a Chapa 4, “Ensino e liberdade”, conta com os professores David Soares (Departamento de Matemática) e Alan Almeida (Matemática – Itabaiana).
Os dias 9 e 10 de outubro são destinados a eventuais recursos relativos às inscrições das chapas. No dia 11, a Comissão Eleitoral confirma a lista definitiva de candidaturas.
Na segunda-feira, dia 14, ocorrerão dois debates entre os candidatos que serão transmitidos pela TV UFS. O primeiro debate será às 9 horas e o segundo às 19 horas, provavelmente realizados no Auditório da Reitoria.
As eleições ocorrerão de forma remota, via SIGEleição, no dia 15 de outubro, da zero hora e um minuto até as 22h30, com a consulta aberta a todos os professores, técnicos administrativos e estudantes dos seis campi da UFS, inclusive do Colégio de Aplicação.