A Rádio Jornal/FM, de Aracaju, está sendo acusada de divulgar um áudio adulterado com a fala do presidenciável Lula da Silva (PT) criticando o pré-candidato a governador de Sergipe, Rogério Carvalho (PT). Convidado pela assessoria do petista para analisar o material, um perito concluiu que a gravação é resultado de uma edição manipulada visando colocar em dúvida o apoio de ex-presidente ao aliado sergipano. A assessoria de Rogério informou que vai interpelar judicialmente a Jornal/FM por propagação de fake news.
Ouvida pelo Destaquenotícias sobre a acusação de veicular fake news contra o pré-candidato do PT, a direção da Rádio Jornal/FM informou que ainda não tem uma posição sobre o assunto. Acrescentou que vai se reunir, nesta segunda-feira (28), com os radialistas que divulgaram a gravação contestada pelo PT para só depois se manifestar. Por sua vez, Rogério Carvalho lamentou a postura da Rádio Jornal/FM de propagar uma fake news para confundir a opinião pública, prestando um desserviço à população.
Segundo o portal de notícias Hora News, o perito Pauly de Castro disse que o áudio com a fala de Lula da Silva “sofreu umas três inserções. Aparece um ruído, ou seja, o local que foi gravado tinha outro tipo de ruído de fundo. Quando ele [Lula] diz ‘eu sinceramente…’ o áudio está modulando mais alto do que os anteriores. Entre os 14 e os 17 segundos ficou gritante”, explica o especialista. De acordo com Pauly, trata-se de uma montagem com várias falas de Lula em contextos diferentes.
Veja, abaixo, a nota da assessoria de Rogério Carvalho:
“A assessoria jurídica do pré-candidato ao Governo de Sergipe, Rogério Carvalho, esclarece à sociedade que houve a divulgação de um áudio na Rádio Jornal FM, nesta segunda-feira, dia 27 de junho de 2022, que se trata de uma manipulação de falas em entrevistas do ex-presidente Lula, para transmitir informações falsas sobre o pré-candidato Rogério.
Ao tomar conhecimento desta divulgação, que fora feita sem qualquer consulta à assessoria do pré-candidato, em relação à veracidade da informação, sendo constatado por especialistas de áudio que o mesmo foi dolosamente manipulado, se tratando de uma montagem grosseira, com vários cortes, sendo a fala do presidente Lula editada, e, portanto, o áudio é falso! Apesar disso, sem que houvesse uma checagem prévia, tão necessária em tempos de fake news, o áudio foi reproduzido em um veículo de comunicação de grande circulação em nosso Estado, e vem circulando em aplicativos de mensageria, como WhatsApp e Telegram.
Uma ofensa não somente ao Senador Rogério Carvalho, quanto ao ex-presidente Lula. Além das medidas judiciais que já estão sendo encaminhadas, cabe trazer esse importante esclarecimento à sociedade sergipana”.
Foto: Portal Nenotícias
1 Comments
A Justiça Eleitoral (TRE) tem que prestar a atenção e punir alguns programas de rádio, a exemplo de muitos apresentados pela Rádio Jornal FM/Aracaju, que passam todo o tempo fazendo propaganda eleitoral para os candidatos da preferência dos donos da emissora, e contrapropaganda de candidatos que defendem ideias diferentes dos diretores e proprietários da emissora. Este também é o caso da emissora Rio FM/Aracaju.