Sergipe tem previsão de mais chuvas
15 de janeiro de 2025
Exibir tudo

Sindijor condena demissão em massa na Rádio Liberdade/FM

Sindijor ameaça acionar a Rário Liberdade/FM na Justiça

O Sindicato dos Jornalistas de Sergipe divulgou nota oficial, nesta quarta-feira (15), lamentando a decisão da direção da Rádio Liberdade/FM, com sede em Aracaju, de encerrar a programação local “após décadas de contribuição ao Jornalismo e à comunicação sergipana”. O Sindijor se solidariza com os profissionais demitidos e alerta a emissora que os comunicadores “que são dirigentes sindicais não podem ser desligados por força da imunidade sindical”. Até o momento, a direção da Liberdade/FM não se manifestou sobre a sua decisão.

Veja, abaixo, a nota do Sindijor.

“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, manifesta sua solidariedade aos profissionais da Rádio Liberdade 100,3 FM, que encerrou sua programação local após décadas de contribuição ao Jornalismo e à comunicação sergipana.

Com 72 anos de história, a emissora foi um marco na radiodifusão do estado, sendo um espaço importante para a informação, a cultura e o entretenimento. O fechamento de sua programação local e o desligamento de seus funcionários, incluindo jornalistas que ali dedicaram anos de trabalho, representam uma perda significativa para a categoria e para a sociedade sergipana, que sempre contaram com a qualidade e o compromisso da emissora.

O SINDIJOR adverte à direção da empresa que os profissionais que são dirigentes sindicais não podem ser desligados por força da imunidade sindical. Também salienta que os jornalistas demitidos devem ser indenizados com base no piso salarial dos jornalistas, sob pena da empresa responder judicialmente por desrespeito às normas estabelecidas na Convenção Coletiva dos Jornalistas.

Neste momento de desafio, o Sindicato reforça seu apoio a todos os profissionais afetados, colocando-se à disposição para auxiliar e buscar soluções que minimizem os impactos dessa decisão.

Seguiremos defendendo o fortalecimento do Jornalismo local e a valorização dos trabalhadores da comunicação, pilares indispensáveis para a democracia e o desenvolvimento social.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe”

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *