Alese: O futuro se faz no presente
21 de janeiro de 2025
Exibir tudo

Rádio UFS aumenta a potência e muda de frequência

Rádio UFS deve estrear novo transmissor de 20kW em fevereiro

A Rádio UFS FM, emissora da Universidade Federal de Sergipe, vai mudar de frequência. Subirá no dial e sairá da atual sintonia 92.1 para 104.7 MHz. A mudança está prevista para acontecer no próximo mês de fevereiro e é necessária porque a rádio universitária agora tem novo transmissor, muito mais potente. Há 15 anos trabalhando com potência inferior a 1kW, agora a UFS FM acaba de instalar um transmissor de 20kW, cedido em parceria pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da qual é afiliada.

Novo transmissor e nobreak da UFS FM

O reitor da UFS, Valter Joviniano de Santana Filho, exalta a conquista. “É com grande entusiasmo que acompanho o avanço desse projeto tão importante para a nossa UFS e para a sociedade sergipana: a expansão da potência da Rádio UFS. Esse é mais um marco da nossa gestão, fruto do trabalho coletivo e de uma visão estratégica para levar educação, cultura e informação de qualidade a um público cada vez maior”.

“Com essa conquista, a Rádio UFS terá a capacidade de alcançar quase todo o estado, ampliando seu alcance e consolidando-se como uma ferramenta de transformação social e de promoção do conhecimento. Essa expansão reafirma o compromisso da nossa universidade com a democratização da informação e com a valorização da comunicação pública”, destaca.

Realização de um sonho

Para o diretor da Rádio UFS, o jornalista Marcos Cardoso, é a realização de um desejo de muitos anos. “É mais uma conquista importante para a UFS e para a gestão do professor Valter, além de ser a realização de um sonho de toda a equipe da Rádio UFS. Desde que cheguei aqui pela primeira vez, em 2013, que lutamos por isso. A música e a informação de qualidade que veiculamos desde sempre vão ser ouvidas por todo Sergipe”.

“Esse momento representa a interiorização da única emissora educativa do nosso estado, fortalecendo a comunicação pública sergipana. O nosso jornalismo, pautado na valorização da cidadania, com certeza terá ganhos significativos na agenda de cobertura e em percentuais de audiência”, acrescenta o coordenador de Jornalismo da Rádio UFS, Josafá Neto.

A professora Maíra Bittencourt, diretora-geral da EBC, está envolvida nesse projeto desde que foi superintendente de Comunicação da UFS. “A Rádio UFS, que tanto já contribui com a comunicação pública, agora poderá estar ainda mais presente em novos municípios do estado. O novo transmissor foi adquirido dentro de uma ação da EBC com objetivo de levar a comunicação pública, com boa cobertura, para todas as capitais brasileiras. Sergipe era um dos estados que precisávamos avançar, para assim comunicar com uma porcentagem maior da população”, informa.

“Parabenizo toda a equipe da Rádio UFS, que tem trabalhado com dedicação e profissionalismo para que esse sonho se tornasse realidade. Tenho certeza de que estamos inaugurando uma nova etapa na história da rádio e da nossa UFS, que continuará sendo uma referência em educação, ciência e cidadania”, é o desejo do reitor Valter.

Reitor Valter: compromisso com a democratização da informação

“Estamos muito perto de celebrar oficialmente essa vitória, e tenho plena confiança de que ela trará grandes benefícios para nossa comunidade acadêmica e para todos os sergipanos. Seguimos em frente, com foco e determinação”.

A Rádio

A Rádio Universitária da Universidade Federal de Sergipe – Rádio UFS FM – surgiu por meio de um convênio, assinado no ano de 2004, com a Radiobrás, hoje EBC. O prédio da emissora foi inaugurado em 28 de setembro em 2007. A rádio atuou em caráter experimental logo após a chegada da torre, no segundo semestre de 2008. Em 24 de agosto de 2009, começou a funcionar oficialmente. A Rádio UFS é o veículo de comunicação mais premiado de Sergipe. Já conquistou 35 prêmios de jornalismo na sua história.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *