A boa política
20 de junho de 2024
Ninguém acerta na Mega-Sena e prêmio vai a R$ 86 milhões
21 de junho de 2024
Exibir tudo

Receita libera hoje consulta ao segundo lote de restituição

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte

A Receita Federal libera, nesta sexta-feira (21), a consulta ao segundo lote de restituição do IR (Imposto de Renda) 2024. Neste lote, que contempla 5.755.667 contribuintes, serão distribuídos créditos no valor total de R$ 8,5 bilhões ao longo do dia 28 de junho. A restituição do IR é uma devolução do valor do imposto pago a mais durante o ano-calendário.

Entre os contribuintes que vão receber o valor estão idosos a partir de 60 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental, trabalhadores que a fonte de renda seja o magistério e colaboradores que optaram por usar a Declaração Pré-preenchida ou por receber a restituição via Pix. O lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. A Receita informou que entre os beneficiários, 252.738 não são prioritários.

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda, seja de forma direta ou por indicação de uma chave Pix. Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou na central de relacionamento do banco.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Como consultar

Para consultar a restituição, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página terá orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo a consulta da situação da declaração. Caso tenha alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração e corrigir as informações.

Fonte: Portal R7 (Foto: Agência Brasil)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *