Um Estádio Estadual Lourival Baptista foi inaugurado no dia 9 de julho de 1969. Naquele dia Aracaju viveu um grande momento. Gente de todo o pais, jornalistas, profissionais de imprensa se fizeram presentes, para cobrir a solenidade de inauguração e a presença da Seleção Brasileira de futebol, que no ano seguinte conquistava o tricampeonato no México. Foi uma noite de festa, com o então governador, Lourival Baptista, cortando a fita simbólica ao lado do Bispo de Aracaju, dom José Vicente Távora.
De lá para cá, a principal praça de esportes do estado de Sergipe viveu grandes momentos. Momentos de alegria como as tardes festivas com a presença da torcida do Bahia, em 1970. A Fonte Nova em Salvador entrou em reforma e o Bahia teve que disputar seus jogos pela Taça de Prata, competição nacional equivalente ao Campeonato Brasileiro, no Estádio Estadual Lourival Baptista, o Batistão.
O Batistão também foi palco de um jogo internacional válido pela Taça Independência, no dia 13 de Junho de 1972, quando a Seleção da Colômbia derrotou a Seleção da CONCACAF pelo placar de 4×3. As seleções de Gana, Tchecoslováquia, Estados Unidos, também passaram pelo gramado do Batistão.
Queda da marquise
Mas o Batistão teve também seus momentos de tristeza, lamento e quase tragédia. Em 1998, o Batistão fechou as portas, após a queda de uma das marquises. Dias antes, uma festa beneficente, reunira mais de 20 mil pessoas, entre crianças e adultos na festa de Natal, promovida pela primeira Dama do Estado.
Durante dois anos, o palco do futebol sergipano ficou entregue às moscas, transformando-se em reduto de marginais e usuários de droga. Os desportistas da época lamentavam a situação da praça esportiva. O estádio passou pela primeira grande reforma, com recuperação e reforço das fundações, modernização das instalações do estádio, incluindo toda a reforma do gramado e demais dependência do complexo esportivo. Em 2000, as portas do estádio foram abertas para retornar a receber grandes jogos.
A nova Arena Batistão
A concepção do antigo Batistão permaneceu, até o momento em que o então Governador Marcelo Deda, na festa dos 40 anos daquela praça de esportes, reuniu os sergipanos para mostrar o projeto da nova Arena Batistão, um projeto audacioso, que transformava o antigo Estádio Lourival Batista, em uma arena multiuso.
O projeto de modernização objetivava fortalecer o pleito de Sergipe, para ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014. E foi vitorioso, quando a seleção de futebol da Grécia, fez da Arena Batistão, ainda em fase de construção, sua sede para treinamentos.
Inaugurada há exatamente um ano, o velho Batistão renasceu com o conceito de arena, um estádio multiuso, para receber jogos de futebol, shows musicais, espetáculos e toda a forma de divertimento.
A moderna praça de esportes mudou o conceito do sergipano de assistir jogos de futebol e contribuiu para o desenvolvimento desse esporte no estádio de Sergipe, sendo testemunha da melhor campanha de uma equipe sergipana, em uma competição nacional.
Em 2015, os sergipanos quase comemoram o acesso do Confiança à Serie B, do Campeonato Brasileiro. Faltou pouco e a Arena Batistão foi palco de partidas memoráveis, como as vitórias diante do América-RN, Fortaleza, Cuiabá, entre outras. Na Arena Batistão foram 5 vitórias 4 empates e apenas uma derrota, para o Botafogo da Paraíba.
Nesse primeiro ano de existência, o torcedor presenciou o jogo de abertura, vitória do Confiança contra o Vitória da Bahia, na abertura da Copado Nordeste e viveu grandes jogos, entre as duas maiores forças do futebol Sergipano, Confiança e Sergipe. Foram três clássicos, – o último deles em 1×1, no domingo dia 31 de janeiro de 2016- sem vencedor. Três empates consecutivos. Dois pelo campeonato estadual de 2015, 1×1, no dia 8 de fevereiro e 2×2 no dia 21 de março de 2015.
Show de Roberto Carlos
17 de outubro de 2015 foi um dia inesquecível para a Arena Batistão. Quase 20 mil pessoas lotaram as arquibancadas e as cadeiras especiais instaladas no gramado, para assistir ao show do Rei Roberto Carlos. Um dia histórico para a nova Arena Batistão, que concretizava um dos objetivos da arena, o conceito de multiuso, um local para jogos de futebol, shows musicais e megaeventos.
Com a modernização, a Arena Batistão passou a receber um público de 15.575 pessoas dispostas em cadeiras com encosto. Um novo gramado, dentro dos padrões exigidos pela FIFA com nova drenagem subterrânea e novo sistema de irrigação. Esse sistema de gramados foi considerado como um dos melhores do Brasil, superando arenas modernas implantadas no Brasil para jogos da Copa do Mundo.
Toda a fachada externa da praça de esportes foi revestida com brises metálicos. No entorno do gramado, foi implantado proteção de vidro. O Batistão ganhou um novo e moderno placar full color com 25,60 m². Foram instaladas 21 catracas eletrônicas e implantado um novo sistema de sonorização. Vestiários, cabines de rádio e televisão, camarotes e sala de comando foram climatizados. As fachadas do Batistão são iluminadas com lâmpadas LED.
Mais espaço
Com a ampliação, o estádio ganhou três novos degraus de arquibancada, proporcionando um aumento de 1.600 lugares sentados na capacidade. Para atender aos critérios de acessibilidade, foram construídos rampas e seis banheiros para pessoas com deficiência e implantados piso e mapa táctil.
A administração e manutenção do estádio são de responsabilidade da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp). “Como secretário da pasta, comemoro por ter a responsabilidade como gestor e cidadão pela administração desse ícone do esporte sergipano”, declarou Adilson júnior, na época da inauguração da nova Arena Batistão.
Na avaliação do governador Jackson Barreto, o Batistão é uma referência para os sergipanos. “O esporte e o futebol em especial, são paixões nacionais. Por isso, o Batistão mexe tanto com a gente. O sergipano se identifica com o estádio. Essa obra nos enche de orgulho. Foram mais de R$ 25 milhões investidos na modernização do estádio, que está preparado para receber competições de alto nível com segurança e conforto”, declarou Jackson.
Foto: Victor Ribeiro/ASN