Aposta do verão, o short godê tem causado polêmica por ser uma proposta totalmente diferente do que foi visto nas últimas temporadas. O modelo marca bem a cintura, enquanto as barras são projetadas para as laterais na região do quadril, deixando a peça soltinha e confortável, perfeita para os dias quentes.
A consultora de imagem Maísa Halbe, formada pelo Senac, explica, porém, que o modelo que conhecemos atualmente não é tão inédito assim, já que apresenta algumas semelhanças com os shorts mais fluidos, como os usados para correr — abertinhos na lateral.
Como a peça não tem apenas uma inspiração, Maísa completa: “O short godê é uma releitura das saias no estilo college, que as meninas usavam para jogar tênis no colegial, bem popular nos anos 1940 e 1950. Essa saia é feita em um godê plissado e, geralmente, naquele xadrez tipo As patricinhas de Beverly Hills.”
Uma reinvenção
Polliana Avelar, consultora e coaching de imagem formada pela Ecole Brasil, explica que, apesar de ter a inspiração em uma peça do passado, não significa que ela seja uma releitura. “Esse godê como a gente vê hoje é uma reinvenção. Ainda não se tinha visto antes”, explica a consultora.
Mulheres que têm o quadril largo costumam ficar com receio de usar o short godê. Nesse caso, Polliana recomenda realizar um contrabalanço, que na consultoria de imagem é chamado de modelagem corretiva. “Nada mais é do que você fazer um efeito compensatório em uma região do corpo para disfarçar outra”, explica a coach e consultora de imagem. Ou seja, você pode colocar uma blusa mais chamativa, como as de mangas bufantes e as com babados, para neutralizar o short.
Fonte: Correio Braziliense (crédito: Thaiany Souza/Instagram)