Polícia e MPE fazem baculejos em Aracaju e Laranjeiras
15 de julho de 2020
Eleições não terão biometria
15 de julho de 2020
Exibir tudo

Reitor e vice da UFS eleitos sob protestos

Professores e estudantes protestaram contra a eleição do reitor e do vice

Trinta e seis anos de escolha democrática e paritária do reitor e vice da Universidade Federal de Sergipe foram jogados no lixo. A acusação é do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da UFS, que se posicionou contra o processo de seleção da lista tríplice, ocorrido nesta quarta-feira (15). Apesar dos protestos de diversos setores da instituição, o reitor Ângelo Antoniolli deu segmento ao Colégio Eleitoral Especial, através da Plataforma Google Meet e transmitido pelo Youtube. O Sindicato denuncia que nem seques o debate das candidaturas garantido.

Em uma sessão conturbada e, segundo o Sintufs, com sérios indícios de irregularidades, o vice-reitor Walter Joviniano e o pró-reitor de Planejamento, Rosalvo Ferreira, foram indicados para Reitoria e Vice por 37 votos. “Os dois não tiveram nem a maioria simples do Colégio Eleitoral Especial, que é formado por 82 integrantes”, frisa nota do Sindicato. A entidade também reclama que a ata de eleição não foi apreciada e votada pela maioria dos conselheiros e conselheiras.

O Sintufs prossegue informando que, juntamente com as entidades componentes da comunidade acadêmica e da Comissão Eleitoral, não aceitará o resultado do Colégio Eleitoral, “por se tratar de um pleito ilegítimo, que fere de morte os mecanismos de democracia direta em curso na instituição. Tomaremos todas as medidas cabíveis para que o processo de Consulta Pública iniciado no mês de dezembro de 2019, tenha seguimento e a devida conclusão”.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *