A Prefeitura de Aracaju informou ser grande a expectativa em torno do Pré-caju 2022, sobretudo do ponto de vista econômico e das atividades ligadas ao turismo Considerada uma das mais tradicionais e celebradas festas de Sergipe, a prévia carnavalesca voltará a ser realizada entre os dias 4 e 6 de novembro deste ano, contando com grandes artistas nacionais.
Com o potencial de arrastar milhares de pessoas atrás dos trios elétricos, a iniciativa tem sido vista pela gestão do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), como uma forma de inserir Aracaju no calendário de grandes festividades nacionais, assim como uma maneira de aumentar a arrecadação de impostos sobre o consumo.
“O Pré-Caju é um dos maiores eventos realizados na cidade, uma festa que traz o maior público. A volta do evento para a cidade é importante porque vamos aquecer o turismo em um momento de baixa temporada. Além disto, teremos um aumento da arrecadação de ISS, o que é muito bom. Por fim, o evento é conhecido nacionalmente, então teremos a propaganda do destino”, explica o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Jorge Fraga.
Cobertura da mídia nacional
Também há otimismo dos empreendedores, por conta da data, uma vez que a população tem buscado opções de lazer com o arrefecimento das medidas sanitárias impostas pela pandemia do coronavírus e, ainda, porque haverá cobertura da mídia nacional, de forma a divulgar Aracaju como destino turístico com a chegada do verão.
“É um momento mágico, pós-eleições, praticamente a abertura do verão, teremos todas as atenções voltadas para Aracaju. Serão mais de mil ambulantes cadastrados pela Prefeitura, gerando emprego e renda. Os bares e restaurantes criarão seus espaços e também lucrarão. As grandes emissoras farão flashes da festa, mostrando para todo o Brasil. Isto tem um valor imensurável agregado na divulgação da capital, já convidando para o verão em nossa cidade”, aponta o vereador e organizador da festa Fabiano Oliveira.
“Eventos como o Pré-Caju têm sido entendido cada vez mais pela Prefeitura dentro da lógica da economia criativa, ou seja, de inserir a geração de negócios e programar o recebimento de turistas do Brasil inteiro. A ida para a Orla da Atalaia, que é o nosso principal cartão postal, aliada a essa retomada, após todo esse represamento que a pandemia colocou, faz com que o Pré-Caju volte com toda a força e seja inserido no calendário turístico nacional”, afirma o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia.
O setor de bares e restaurantes também está impactado positivamente com a realização da festa, com a expectativa de casas cheias durante as horas de festividade. “O Pré-Caju retorna nesse pós-pandemia, maravilhoso, trazendo de volta a alegria. Para nós, donos de bares e restaurantes, será fundamental. A festa se casa com a Orla da Atalaia e retorna em grande estilo. É um evento que traz o dinheiro externo, dos turistas, que devem lotar os estabelecimentos, o que é importante para esse momento de retomada econômica”, acredita o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Sergipe (Abrasel/SE), Bruno Dórea.
Fonte e foto: Secom/PMA