Por Destaquenotícias
O candidato a governador Rogério Carvalho (PT) criticou, nesta quinta-feira (22), seu adversário Alessandro Vieira por este ter se autodeclarado da cor parda ao Tribunal Superior Eleitoral. Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra no Brasil é formada por todos os que se autodeclaram pretos e pardos. Também feita pelo postulante ao governo da Bahia, ACM Neto (UB), essa autodeclaração de que é da etnia parda provocou a sua queda nas últimas pesquisas, pois quase 80% da população baiana se autodeclara negra.
Em postagem feita no Twitter, Rogério Carvalho pergunta se “na sua opinião, Alessandro é pardo? Por que o candidato se declara pardo? Qual o motivo? A sociedade sergipana quer entender”, fustiga. Justiça seja feita, não é de hoje que o candidato tucano se autodeclara “pardo”. Em 2018, ao registrar a candidatura ao Senado, Vieira também informou ao Tribunal Superior Eleitoral ser da etnia parda. À época, essa informação nem chegou a ser discutida pelos adversários do candidato, que se elegeu em primeiro lugar com 474.449 votos.
Orgulho de ser pardo
Em resposta à crítica do adversário, Alessandro Vieira disse que “o desespero do candidato Rogério é cada vez maior, pois os sergipanos já sabem que ele traiu Lula e o PT votando no Orçamento Secreto do Centrão. Como a mentira é a sua prática habitual, agora tenta criar polêmica da autodeclaração do delegado Alessandro como homem pardo”, frisa.
Segundo o senador e candidato a governador, “assim como a maioria da população eu sempre me identifiquei como pardo e tenho muito orgulho de ser fruto dessa mistura de povos que formou nosso País. Minha avó materna falava sempre com muito carinho dos ascendentes Guaranis. Mas não é só uma questão de autodeclaração, as autoridades públicas sempre me reconheceram como pardo, como mostra a ficha da minha primeira carteira de identidade. Mentira tem perna curta e o candidato Rogério segue passando vergonha”, concluiu.
ACM Neto culpa o IBGE
Segundo o portal de notícias UOL, a polêmica em torno do candidato ACM Neto alcançou seu ápice quando, em entrevista ao jornal da TV Bahia, afiliada da Rede Globo, ele foi questionado sobre sua autodeclaração como pardo. O candidato, que estava muito bronzeado, perguntou ao repórter quem o considerava socialmente branco, ao que o repórter respondeu: “Toda a sociedade”. “Eu me considero pardo. Você pode me colocar ao lado de uma pessoa branca, há uma diferença bem grande. Negro não, jamais diria isso.”. Ao ser explicado que pardos compõem a população negra segundo o IBGE, o candidato retrucou: “Então o erro é do IBGE, não é meu. Simplesmente isso”, reagiu.
Para que não reste dúvida sobre o questionamento que eu levantei, aqui está a ficha do candidato Alessandro Vieira na Justiça Eleitoral. Na sua opinião, Alessandro é pardo? Porque o candidato se declara pardo? Qual o motivo? A sociedade sergipana quer entender… pic.twitter.com/VektVbTMri
— Rogério Carvalho 🇧🇷 (@SenadorRogerio) September 22, 2022