O senador Rogério Carvalho (PT) e o deputado federal Laércio Oliveira (Progressista) são os únicos dos 11 parlamentares sergipanos entre os 100 congressistas mais influentes. Os dois figuram na 26ª edição do levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Os 100 selecionados – 71 deputados e 29 senadores – foram divididos em cinco categorias: debatedores; articuladores/organizadores; formuladores; negociadores; e formadores de opinião.
Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades citadas pela pesquisa, como conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.
O DIAP atua nos Poderes da República, em especial no Congresso Nacional e, excepcionalmente, nas assembleias legislativas e câmaras de vereadores. É constituído por cerca de 900 entidades sindicais de trabalhadores congregando centrais, confederações, federações, sindicatos e associações distribuídas em todos os estados, das quais 90 são de Brasília.