Por Cleverton Lima Resende *
Nosso estado passa por grandes desafios no presente, no futuro e fico muito feliz em ver a participação do senador Rogério Carvalho na maior feira de petróleo e gás do mundo, uma grande representatividade para o povo brasileiro e de Sergipe. O setor de óleo e gás gera empregos, tributos para o estado, movimenta os comércios em vários setores, alavancando o desenvolvimento local e a distribuição de renda para a população.
A exploração dos campos de petróleo e gás, a capacidade de refino e de distribuição de seus derivados estão diretamente ligados ao poderio econômico e desenvolvimento de países, estados e municípios, sendo extremamente importante para o alcance do superávit comercial.
O estado de Sergipe, que durante décadas contou com a força da Petrobras produzindo petróleo e gás nos campos terrestres e marítimos em águas rasas no estado, nos últimos anos vem sofrendo forte desinvestimento, causando o fechamento de centenas de postos de trabalho e comércios que dependiam exclusivamente do setor.
Vale ressaltar que em 2006 a Petrobras anunciou a descoberta das reservas de óleo e gás no pré-sal em Sergipe, de onde se espera extrair mais de 40 milhões de m³ por dia de gás natural, volume que corresponde a mais de 4 vezes o consumo de toda a região nordeste. O projeto da exploração do pré-sal em Sergipe encontra-se bastante adiantado e esperamos que seja efetivamente executado pela nossa Petrobras, voltando a não somente gerar riquezas para nosso estado, mas também visando o lado social, como ocorria em tempos passados. Com certeza para isso precisaremos do envolvimento das lideranças políticas de nosso estado, para que Sergipe possa se tornar essa potência na produção de óleo e gás no Brasil e que o povo sergipano possa voltar a ter mais oportunidades.
Tenho certeza que a presença do senador Rogério Carvalho na Feira Mundial de Petróleo e Gás, em Houston (EUA), vai trazer desenvolvimento para Sergipe, através dessa riqueza existente em nosso estado e que pode se traduzir em emprego e renda para nosso povo.
Como bem disse Rogério: “Sergipe é pequeno mais muito rico. É o único estado do Brasil que tem mapeada uma mina que pode extrair potássio, esse importante minério, que também tem fábrica de fertilizantes e agora com o gás que temos em nosso território podemos sextuplicar a produção de nitrogenados. É só uma questão de construção de plantas. Além de muito gás, temos também água e muito calcário para fabricação de cimento e adubo, ou seja, de matéria para correção do solo para a agricultura.”
Parabéns ao senador Rogério Carvalho, que em suas atitudes mostra estar preocupado com nosso estado, enquanto os outros políticos estão envolvidos em brigas que em nada interessa ao povo sergipano. Sergipe tem um grande potencial de desenvolvimento, basta o governo acreditar nessa capacidade e buscar investimentos. É possível construir um estado com emprego, renda e referência no desenvolvimento.
* É funcionário da Petrobras, trabalhador Offshore no setor de Óleo e Gás