Especializado em diversas análises laboratoriais, entre elas, ensaios físico químicos e microbiológicos em alimentos, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) recomenda à população a higienização de frutas, verduras e legumes, como medida de prevenção ao novo coronavírus. A mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e gerente de atividades técnicas do ITPS, Ana Virginia Figueiredo, detalha estes alimentos devem ser lavados logo depois que o consumidor chegar do supermercado ou da feira.
“O consumidor deve selecionar e descartar folhas, partes e unidades deterioradas. Em seguida, é preciso lavar frutas, verduras e legumes em água corrente, e no caso de vegetais folhosos, como alface, escarola, rúcula, agrião, entre outros, é necessária lavar folha a folha”, esclarece Ana Virginia. Logo depois, estes alimentos devem ser colocados em um recipiente com água potável e água sanitária apropriada para higienização de alimentos.
Ana Virginia Figueiredo orienta o consumidor a colocar as frutas, verduras e legumes em uma solução composta de 20 ml de água sanitária (1 colher de sopa) diluída em 1 litro de água potável. “Neste momento, é preciso muita atenção, pois a água sanitária deve ser aquela cujo rótulo indica que o uso é próprio também para higienização de alimentos. Deixe esses itens imersos por 15 minutos, lave com bastante água corrente e deixe secar”, explica.
Enlatados
No caso dos alimentos enlatados, o ideal é retirar o conteúdo e colocar em outro recipiente. Se não for possível, o consumidor pode utilizar a mesma solução de água potável e água sanitária nas embalagens. “A pessoa pode borrifar a solução na embalagem ou umedecer um pano limpo na solução e fazer a limpeza”.
Delivery
A engenheira de alimentos e coordenadora do Laboratório de Bromatologia do ITPS, Karina Leão, explica que também são necessários cuidados na hora de receber os alimentos no formato delivery. “Assim que receber a refeição, descarte a embalagem externa. Em seguida, lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel”, aconselha. Se a comida chegar por meio de marmitas, a dica é higienizar o recipiente. “A chegada da marmita é idêntica a chegada de qualquer refeição delivery. Então, ao recebe-la, borrife álcool 70% e passe um pano úmido ou lave com água e sabão”, finaliza.
Fonte e foto: Ascom/ITPS