A Páscoa, que neste ano será comemorada no próximo dia 9, é muito popular no Brasil. No entanto, essa data tem trazido cada vez mais gastos para a população, devido aos altos preços dos produtos típicos da festa. Os ovos de chocolate, por exemplo, estão até 18% mais caros do que no ano passado, segundo apuração feita pela Abras (Associação Brasileira dos Supermercados).
Por isso, o consumidor, que quer (e precisa) economizar, pode ter dúvidas sobre a melhor estratégia para realizar as compras nesta época do ano: afinal, quando é mais vantajoso comprar os ovos de chocolate? Vale mais a pena comprar esses produtos com antecedência, ou esperar por promoções de última hora? Fique sabendo que os preços dos ovos de Páscoa tendem a ser maiores na última semana de março, que se encerra nesta sexta-feira, e na véspera do feriado da Páscoa.
Deixar para escolher e adquirir os ovos de chocolate e outros itens relacionados com a data na véspera do domingo de Páscoa já é um hábito de 20% da população, segundo levantamento da associação de supermercados. A entidade diz, ainda, que metade (50%) das compras motivadas pelo feriado é feita na semana que antecede a data. Apesar de ser um comportamento comum, não significa que o consumidor leve a melhor agindo dessa forma.
Teresa Tayra, educadora financeira, diz que “deixar para a última hora pode ser um problema. Se for para buscar oportunidades de preço, isso pode ser um problema, e você pode não encontrar mais o que estava buscando. Se for por falta de tempo, lembre-se de que outras pessoas na mesma situação deixarão para a última hora e, com isso, os locais estarão cheios de consumidores estressados. Se for para esperar ‘abrir’ o limite do cartão de crédito, pense se as compras de Páscoa pesarão na sua próxima fatura”, afirma.
Dicas para economizar
1 – Em vez de comprar vários ovos de Páscoa para a família, uma boa ideia é fazer um amigo secreto. “Além de divertido, é mais acessível”, fala a especialista.
Essa é a brincadeira em que cada familiar ou amigo sorteia o nome de uma pessoa do grupo e deve presentear apenas ela com um chocolate, em vez de comprar um ovo para cada um dos membros.
2 – Fazer os próprios ovos de Páscoa em casa. “Essas atividades geram ótimas lembranças afetivas e aproximam ainda mais pais e filhos”, afirma.
3 – Utilizar embalagens criativas e personalizadas para embrulhar chocolates ou bombons mais baratos. “Algo personalizado demonstra cuidado e atenção aos gostos e preferências de cada pessoa”, declara Teresa Tayra.
Fonte: Portal R7 (Foto: Agência Brasil)