A Chão Assessoria Técnica Popular vai lançar o Dossiê das Águas, um documento detalhado que trata das condições de saneamento básico em comunidades tradicionais de Aracaju e São Cristóvão. O lançamento acontecerá na próxima sexta-feira (26), às 14 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Sergipe (Sindisan).
Foram estudadas, durante seis meses, as comunidades do Loteamento Senhor do Bonfim (na Farolândia, em Aracaju) e do povoado Arame I (São Cristóvão). Os dois locais, segundo a Chão, resistem e carregam consigo saberes, histórias e tradições.
O dossiê mostrou que em São Cristóvão, apenas 32,4% das unidades residenciais têm esgoto coletado, uma cobertura muito pequena. Já em Aracaju o cenário é melhor, com 72,7% de conexões. Mas no Loteamento Senhor do Bonfim, na Farolândia, somente em 2017 a comunidade teve acesso à água encanada e em 2021 à rede de esgoto.
Ainda foi analisada a destinação dos resíduos sólidos. No Arame I e na Ilha Grande, em São Cristóvão, comunidades tradicionais de pesca artesanal, a prefeitura não disponibiliza coleta do lixo. Dessa forma, os moradores, diante da falta de destinação mais adequada, optam pela queima do lixo, o que gera impactos negativos, como poluição do ar e outros riscos à saúde. Ainda no Arame I, os moradores sofrem com a falta de acessibilidade, uma vez que o território não possui um sistema de drenagem e calçamento.
O objetivo central do dossiê foi impulsionar a atuação comunitária em rede no âmbito das pautas urbanas e ambientais, com foco na defesa dos direitos dos povos e comunidades tradicionais. Buscou-se, assim, alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de números 3, 6, 11 e 14, os ODs estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Participaram como coautores do dossiê, a Associação Comunitária dos Moradores do Loteamento Senhor do Bonfim; Rosana Silva Santana de Jesus, liderança do Arame I; e o professor doutor José Jailton Marques, do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
A Chão Assessoria Técnica Popular é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, formalizada desde 2022, que atua em Sergipe em defesa do direito à cidade e à moradia através da assessoria técnica popular, em conjunto com comunidades vulneráveis socialmente e ambientalmente.
O que: lançamento Dossiê das Águas
Quando: 26/04, às 14 horas
Onde: sede do Sindisan, localizado à rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1024, Getúlio Vargas
Quem: Amanda Brenda Santos Macedo e Isabela Pinheiro Bomfim (arquitetas urbanistas) e Augusto Cruz Barreto (engenheiro ambiental e sanitário), autores do dossiê