Grande público prestigia o Réveillon de Aracaju
1 de janeiro de 2025
Mortandade de corais é intensa no Nordeste, diz relatório
1 de janeiro de 2025
Exibir tudo

São Cristóvão festeja hoje 435 anos de história

São Cristóvão se destacando entre os municípios que mais geraram empregos em Sergipe

Este primeiro dia de 2025 tem um significado especial para os moradores de São Cristóvão, pois marca o aniversário da cidade, que está celebrando, nesta quarta-feira (1º), 435 anos de história. A comemoração do aniversário será marcada pela celebração de uma missa em ação de graças, às 17h30, na Praça São Francisco.

São Cristóvão reflete sua importância por meio de sua arquitetura

A trajetória de São Cristóvão é marcada por resiliência, riqueza histórica, cultural e natural, além de um desenvolvimento notável em todas as áreas como educação, saúde e infraestrutura. Fundada em 1590, São Cristóvão, originalmente conhecida como Cidade de Sergipe ou Cidade da Vitória, foi a primeira capital do estado até 1855, quando o então presidente Inácio Barbosa transferiu a sede administrativa para o povoado Santo Antônio do Aracaju.

Reconhecida como a Cidade Mãe de Sergipe pela Lei nº 8.824/2022, São Cristóvão reflete sua importância por meio de sua arquitetura, manifestações culturais e das figuras que marcaram sua história, como João Nepomuceno Borges, o João Bebe Água, e Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira. A influência da União Ibérica e da invasão holandesa é visível nas igrejas da cidade, que enriquecem o patrimônio local.

Com uma população de aproximadamente 100 mil pessoas, São Cristóvão mantém vivas suas tradições por meio de eventos como o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), que atingiu 52 anos em 2024, atraindo cada vez mais público. A riqueza cultural da cidade também se reflete na gastronomia, com o biscoito Bricelet, reconhecido como patrimônio cultural imaterial pela Lei nº 8.931/2021, e em grupos folclóricos como o Samba de Coco da Ilha Grande e o Reisado do Mestre Satu, que simbolizam a identidade cultural local.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *