O município sergipano de São Cristóvão foi escolhido por unanimidade para sediar o Encontro Nacional das Cidades Patrimônio em 2024. A escolha foi confirmada pelo presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento, durante o encontro deste ano, realizado no município de São Miguel das Missões/RS.
O prefeito sacristovense, Marcos Santana (MDB), disse que recebeu a notícia com muita alegria, pois o encontro tem relevância nacional por reunir centenas de autoridades para discutir oportunidades a partir das temáticas do turismo e da promoção turística. “Estamos preparados para apresentar para todo o Brasil a Cidade Mãe de Sergipe, com toda a sua riqueza histórica e cultural, além das belezas arquitetônicas e naturais”, frisou o gestor emedebista.
A presidenta da Fundação de Cultura e Turismo de São Cristóvão, Paola Santana, explicou os objetivos do evento nacional e a importância dele ser realizado em São Cristóvão: “Esse é um encontro que recebe diversos gestores, é um momento importante para a discussão de temas relevantes para a promoção do turismo nos sítios patrimônio mundial e agora temos a alegria e a responsabilidade de realizá- lo. Tenho certeza que será um encontro muito bonito”, afirmou.
São Cristóvão
São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do Brasil, tendo sido fundada em 1º de janeiro de 1590, durante a dominação espanhola sobre Portugal. Primeira capital de Sergipe, até a transferência para Aracaju, ocorrida em 17 de março de 1855. Em seu Centro Histórico está localizada a Praça São Francisco, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), como Patrimônio Cultural Nacional, em 1º de agosto de 2010.
Foto: Heitor Xavier/PMSC