Diante da eficácia e da importância das vacinas para a proteção contra a meningite, a Prefeitura de Aracaju disponibiliza, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital sergipana, cinco vacinas contra esta doença: a BCG, a pentavalente, a pneumocócica e a meningocócica C e ACWY.
Em 2022, de acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 26 casos de meningite foram notificados na capital, dos quais 24 confirmados, e 7 óbitos, o que reforça a necessidade da ampliação da cobertura vacinal, principalmente para crianças e adolescentes, público-alvo recomendado pelo Ministério da Saúde, como destaca a coordenadora de imunização, Larissa Ribeiro.
“A meningite é uma doença séria e a vacina atua na prevenção, então é muito importante que pais ou responsáveis não deixem de completar o esquema vacinal das crianças e adolescentes. Todas as doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, de acordo com as recomendações do Programa de Imunização do Ministério da Saúde”, explica.
Esquema vacinal
De janeiro a novembro de 2022, entre as vacinas de rotina, a cobertura em Aracaju atingiu 70,92% para a meningocócica C, cujo esquema indica a 1ª dose aos 3 meses de idade, 2ª dose aos 5 meses de idade e o reforço, aos 12 meses de idade.
A meningocócica ACWY estava disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos, mas o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária, até junho de 2023, contemplando adolescentes de 13 e 14 anos de idade.
Sendo assim, em 2022, na faixa etária de 11 e 12 anos, a capital registrou 20.413 adolescentes e um total de 5.613 doses aplicadas. Já para a faixa de 13 e 14 anos, que tem como público-alvo 21.249 adolescentes, foram aplicadas 697 doses.
Fonte e foto: Secom/PMA