Cinquenta novos casos de covid-19 foram registrados em Aracaju somente na última quarta-feira (16). Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, 22 pessoas infectadas pela doença estão internadas em hospitais, enquanto outras 525 se encontram em isolamento domiciliar. Profissionais de saúde alertam para a necessidade da vacinação contra a Covid. Mesmo com 91% da população vacinados com a primeira dose e 84% com a segunda, a capital sergipana ainda registra mais de 200 mil pessoas sem tomar a dose de reforço.
“É importante que a população esteja consciente e instruída de que a covid também é muito perigosa a longo prazo, já que, para além dos internamentos e óbitos, a doença prolongada repercute em vários sistemas, seja neurológico, cardiovascular, cognitivo, psiquiátrico, renal ou pulmonar. Diversos órgãos do nosso corpo são acometidos e o que observamos é que várias especialidades estão acompanhando repercussões e sequelas geradas pela covid”, ressalta a infectologista Fabrízia Tavares.
Além de prevenir contra a circulação e transmissão de vírus mutantes, diminuir o número de quadros mais graves e óbitos, a vacina também evita o adoecimento e os casos de covid prolongada. Faz-se necessário, portanto, encaminhar-se a uma das 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) para atualizar o esquema vacinal da covid. Outros locais como as salas de vacinação montadas nos shoppings Aracaju Parque, Jardins e Riomar, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h, estão aptos à vacinação.
Foto e fonte: Secom/PMA