Dois dias após o Ministério da Saúde mudar a forma de divulgação dos dados referentes à covid-19 no Brasil, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) lançou um portal próprio para contabilizar os números de mortes e casos da doença respiratória causada pelo novo coronavírus no Brasil.
De acordo com o Conselho, os dados serão atualizados diariamente até as 18h. “Trabalharemos continuamente para aperfeiçoa-lo, para o que contamos com colaboração de todos”, afirma a página. Desde a última sexta-feira (6), o governo federal passou a divulgar apenas o número de casos e óbitos confirmados nas últimas 24 horas. Também foi alterado o horário de divulgação dos números para às 22h.
Voltou atrás
Após críticas pesadas ao longo do final de semana, o governo federal recuou na mudança que tinha feito na divulgação de informações sobre a Covid-19, tendo anunciado uma nova plataforma interativa de dados. Trata-se de um verdadeiro freio de arrumação, que começou com a saída de cena do empresário Carlos Wizard. Ele, que atuava como assessor especial no Ministério de Saúde, era o principal defensor da tese de que os números de covid-19 estavam inflados pelos estados.
Em comunicado deste domingo, o ministério informou que o novo modelo de divulgação de informações sobre a covid-19 abordará o cenário atual da doença, com análise de casos e mortes por data de ocorrência, de forma regionalizada. De acordo com o ministério, o uso da data de ocorrência (e não da data de registro) auxiliará a se ter um panorama mais realista do que ocorre em nível nacional.