Pesquisa revelou que 45% dos brasileiros ainda preferem usar máscara mesmo após a liberação em ambientes abertos e fechados por conta da queda de casos da covid-19. O levantamento foi feito pela Hibou, empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo. Embora a não obrigatoriedade do uso da máscara seja uma realidade, 26% dos brasileiros afirmaram que ainda não se sentem confortáveis ao ficarem sem o acessório em público.
Segundo a pesquisa intitulada “Pandemia – Uso da Máscara 2022″, 26% dos entrevistados continuam usando a proteção apenas em ambientes fechados, 14% optam pelo uso apenas em ambientes fechados com muita gente, 7% usam apenas no transporte público e/ou aéreo, 7% já não usam mais a máscara e 0,9% afirmam que nunca usaram o acessório. Há lugares em que as pessoas declaram ser mais confiáveis para não usá-la, como a rua, enquanto andam (63%); parques (55%); restaurantes (20%); feira livre (18%); shopping (15%); teatros/cinemas (10%); avião (6%); metrô (5%).
Com maior flexibilização de eventos, abertura de estabelecimentos e retorno à rotina, o passaporte da vacina tem sido requisitado em diversos lugares e 28% da população acredita que não deve existir a obrigatoriedade de apresentá-lo em local algum. Já os shows (67%); voos (63%); teatros (62%); jogos de futebol (62%); cinema (55%); eventos corporativos (51%); bares e baladas (50%); shoppings (42%); restaurantes (40%), foram citados como locais em que os brasileiros concordam que deva ser exigida a apresentação do comprovante.
Fim da pandemia?
Quarenta e três por cento dos brasileiros revelam sensação de conformismo em relação ao surgimento de novas variantes e apontam que os cuidados são necessários sempre. Já 22% têm esperança de que a disseminação do vírus vai acabar em breve. Outros 15% estão cansados e não aguentam mais o que estamos vivendo. O sentimento é de angústia por não saber como será o futuro é compartilhado por 11%, já 8% pararam de se preocupar com o covid-19 e estão levando uma vida como era antes da pandemia.
Fonte: Metro Jornal