O senador Rogério Carvalho (PT) cobrou, na sessão da CPI da Covid-19 desta terça-feira (10), as vacinas que o Ministério da Saúde deixou de enviar para Sergipe. Levantamento feito pelo Portal Uol mostra que até o último dia 2, enquanto São Paulo já teve direito a pouco mais de 46 milhões de doses ou o equivalente a 1,04 para cada habitante, Sergipe recebeu 1.756.550 de doses ou 0,76 para cada residente no estado.
A reportagem do Uol revela que a disparidade é explicada, em parte, pelo critério de distribuição de doses aos estados pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), que levou em conta os grupos prioritários. Ou seja, estados com mais idosos ou profissionais de saúde, por exemplo, foram priorizados. “Entretanto, após o fim da vacinação desse público prioritário, entre o final de maio e o início de junho, o Ministério da Saúde ainda não havia feito uma distribuição para igualar o ritmo da vacinação”, informa o Uol.
Sergipe bem atrasado
Com as disparidades regionais percebidas, o Ministério da Saúde começou a fazer, desde o último envio, uma compensação de doses visando reverter a disparidade na distribuição de vacinas. Os estados mais distantes de completarem a vacinação em primeira dose de pessoas com 18 anos ou mais também são do Norte e do Nordeste: Ceará (onde faltam 48,1% dessa população), Rondônia (47,5%) Tocantins (47,2%), Sergipe (45,7%) e Paraíba (43,8%).