O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE) promove, nesta segunda-feira (19), a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no estado em outubro passado. Serão diplomados os futuros governador Fábio Mitidieri (PSD), vice Zezinho Sobral (PDT), senador Laércio Oliveira (PP), além dos oito deputados federais e dos 24 deputados estaduais, com os seus respectivos 1º e 2º suplentes.
Para a Câmara Federal foram eleitos Yandra de André (União), Icaro de Valmir (PL), Fabio Reis (PSD), Gustinho Ribeiro (Republicanos), Rodrigo Valadares (União), Thiago de Joaldo (PP) e Katarina Feitoza (PSD). A oitava vaga está sendo disputada no TSE pelo delegado Andre David (Republicanos) e João Daniel (PT).
Deputados estaduais eleitos
Para a Assembleia Legislativa foram eleitos Cristiano Cavalcante (União), Lidiane Lucena (Republicanos), Jeferson Andrade (PSD), Marcos Oliveira (PL), Carminha (Republicanos), Luciano Bispo (PSD), Linda Brasil (PSOL), Maisa Mitidieri (PSD), Paulo Jr (PV), Pato Maravilha (PL), Áurea Ribeiro (Republicanos), Adailton Martins (PSD), Netinho Guimarães (PL), Jorginho Araújo (PSD), Marcelo Sobral (União), Kaká Santos (União), Chico do Correio (PT), Georgeo Passos (Cidadania), Luizão Dona Trampi (União), Garibalde Mendonça (PDT), Luciano Pimentel (PP), Ibrain de Valmir (PV), Samuel Carvalho (Cidadania) e Neto Batalha (PP).
O evento será realizado no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, com início marcado para as 17 horas. Estarão presentes familiares e convidados dos diplomandos, bem como autoridades dos três Poderes do Estado. A cerimônia será aberta ao público, respeitando-se a capacidade máxima de assentos do local.
O diploma expedido pela Justiça Eleitoral habilita os eleitos a tomarem posse do cargo. Constam no Diploma o nome do candidato vitorioso, o cargo para o qual foi eleito, o número de votos recebidos, o partido/federação/coligação pelo qual concorreu, código validador, bem como a data do pleito. O documento é chancelado pelo presidente do TRE, desembargador Roberto Eugênio Porto, e pela vice-presidente e corregedora, desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, conferindo ao documento a autenticidade.
Outras informações
No site do TRE, na página das eleições 2022, visualiza-se, a partir do resultado da totalização, a relação dos eleitos e respectivos suplentes, além de outras informações, como o plano de governo do chefe do futuro governador de Sergipe, informações sobre gastos de campanha e dados pessoais dos eleitos (idade, grau de escolaridade, etc.). A diplomação dos candidatos eleitos é ato solene e etapa em que a Justiça Eleitoral atesta o cumprimento, por parte dos eleitos, das formalidades previstas em lei. Para receber o diploma, as candidatas e os candidatos vitoriosos em outubro passado precisam estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas.