“A atual política de desinvestimento da Petrobras e as consequências para a economia dos Estados do Nordeste” é o tema da palestra de abertura do 14º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CECUT), que será proferida pelo ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, no auditório do Sindipema, no Siqueira Campos, a partir das 19h de sexta-feira, 29.
O esvaziamento da Petrobras em Sergipe e no Nordeste tem mobilizado os trabalhadores. “O movimento sindical foi pego de surpresa com o anúncio de que a empresa vai fechar a sua sede administrativa em Aracaju no início de 2020. Isso vai gerar a transferência de 350 empregados da Petrobrás, prejudicando famílias e a economia local. Vamos organizar protestos, o movimento sindical não vai aceitar passivamente o fechamento da Petrobras em Aracaju”, alertou o petroleiro Ivan Calazans, um dos delegados no Congresso Nacional da CUT e propôs inserir no plano de luta nacional a mobilização sindical contra a saída da Petrobrás do Nordeste através do diálogo com parlamentares e senadores da região.
Baiano de Salvador, 70 anos, Sergio Gabrielli é professor titular licenciado da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Exerceu o cargo de diretor financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, de 1º de fevereiro de 2003 a 21 de julho de 2005, quando foi nomeado membro do Conselho de Administração da Petrobras e presidente da empresa. Ficou sete anos na direção da estatal, sendo o seu mandato o mais longevo até então.
O 14º CECUT, que acontecerá nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro no Auditório Professor Diomedes Santos da Silva, do Sindipema, tem como tema “Sindicatos Fortes, Direitos, Soberania e Democracia”.