O prêmio do Festival de Gastronomia Preta 2023, na categoria bartender, pertence ao estado de Sergipe. O vencedor foi o sergipano Samuel Oliveira, que apresentou o drink à base de mangaba. Samuel fez o curso de garçom ofertado pelo Programa Senac de Gratuidade e descobriu a sua vocação no mundo dos drinks e coquetéis. O Prêmio Gastronomia Preta celebrou os melhores profissionais da Gastronomia em todo o Brasil.
Para participar da premiação, Samuel contou com total apoio do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, que o levou inclusive para conhecer o trabalho das catadoras de mangaba e a cadeia produtiva da fruta. O drink que ele apresentou, competiu com mais dois, preparados pelos bartenders Ana Negra, de Brasília, e Fernando Spolaor, de São Paulo.
“Foi muita emoção quando anunciaram meu nome como ganhador. A minha primeira reação foi ficar parado e vi um filme passando na minha cabeça sobre tudo que sempre lutei, que corri atrás. Foi uma fração de segundos para eu perceber que tinha ganho. Comecei a escutar o pessoal perguntando “Cadê o Samuel?” e daí me toquei que era eu mesmo e fui para o palco receber a premiação”, afirma o vencedor.
Gastronomia Preta
O Festival Gastronomia Preta, que aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) RJ e na Praça da Pira, nos dias 25 e 26 de novembro de 2023, é um evento pensado para que as pessoas pretas assumam seus papéis de destaque por meio da culinária. A ideia do Festival surgiu após a realização da primeira edição do Prêmio Gastronomia Preta, em 2022, quando foi muito bem recebido pelo público e pela mídia especializada.
Fonte e foto: Senac