A vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino (PT), assinou uma carta pública em defesa da democracia, afirmando que as instituições estaduais cumprirão a missão de proteger a ordem pública. Além da petista, oito governadores do Nordeste também assinaram o documento demonstrando preocupação com os movimentos dos bolsonaristas preparatórios para o dia 7 de setembro, comemorado o Dia da Independência.
“Os governadores do Nordeste, reunidos em Natal (RN), conclamam a sociedade e as instituições a uma atitude firme em defesa da legalidade e da paz. Somente assim, o Brasil terá condições de combater a inflação, o desemprego, e a pobreza, que crescem nos lares das famílias da nossa nação”, afirma o documento. Na sequência, os governadores informam que os Estados “cumprirão a missão de proteger a ordem pública” e, por isso mesmo, “não participarão de qualquer ação que esteja fora da Constituição”.
Leia a íntegra da nota
“Os governadores do Nordeste, reunidos em Natal (RN) nesta data, conclamam a sociedade e as instituições a uma atitude firme em defesa da legalidade e da paz. Somente assim o Brasil terá condições de combater a inflação, o desemprego e a pobreza, que crescem nos lares das famílias da nossa Nação.
Reafirmamos que as instituições estaduais cumprirão a missão de proteger a ordem pública e, por isso mesmo, não participarão de qualquer ação que esteja fora da Constituição.
Não permitiremos que atos irresponsáveis tumultuem o Brasil.
Wellington Dias – governador do Piauí
Renan Filho – governador de Alagoas
Rui Costa – governador da Bahia
Camilo Santana – governador do Ceará
Flávio Dino – governador do Maranhão
João Azevedo – governador da Paraíba
Luciana Santos – vice-governadora de Pernambuco
Fátima Bezerra – governadora do Rio Grande do Norte
Eliane Aquino – vice-governadora de Sergipe”.