Sergipe já começou a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa. Nesta etapa, deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, o que corresponde a 1,3 milhão de animais. O território sergipano está há 27 anos sem a presença da febre aftosa com vacinação e que o governo trabalha para avançar no status sem vacinação.
“Nossa estratégia é vacinar bem esse ano para chegarmos em 2024 mantendo as boas condições sanitárias do rebanho e alcançarmos o conceito de zona livre da doença sem vacinação. Portanto, faço um apelo aos criadores: que vacinem todo seu rebanho agora nessa primeira etapa da campanha e declarem na Emdagro, pois o produtor é o grande protagonista de tudo isso”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca Ramos da Silva,
A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) é a responsável pela campanha contra a febre aftosa. As equipes da Defesa Animal estão visitando os estabelecimentos que comercializam a vacina para verificar, além do estoque existente, as condições de armazenamento e temperatura. O objetivo da Secretaria da Agricultura é alcançar um índice maior que 90% de cobertura vacinal, tanto neste mês, quanto em novembro deste ano.
Declaração de vacinação
A diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade, alerta os produtores para a importância também de declarar que os animais foram vacinados. “O produtor rural tem até o dia 10 de junho para declarar a vacinação e atualizar o saldo do rebanho de bovinos e bubalinos e demais espécies (suínos, caprinos, ovinos, equinos e outros)”, explica a diretora.
Aparecida explica ainda que a declaração de vacinação pode ser feita através do sistema informatizado (Siapec3), e-mail: codea@emdagro.se.gov.br, pelo telefone (79) 9 9191-4341 ou no Escritório da Emdagro. “Alertamos ao criador inspecionar seus animais e informar imediatamente à Emdagro a ocorrência de qualquer enfermidade no rebanho”, completa a diretora.
Foto: Agência Brasil