O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), lamentou a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que vetou a liberação da vacina Sputnik V. Após se reunir remotamente com representantes do Fundo Soberano Russo, Belivaldo e outros 13 governadores prometeram continuar lutado pela liberação do imunizante.
Os 13 estados têm um acordo fechado com o fabricante da Sputnik V para adquirir inicialmente 400 mil doses do imunizante, ao custo estimado de R$ 23 milhões, com recursos dos próprios governos estaduais, “e não vamos desistir de colocar isso em prática, vacinando os sergipanos o mais breve possível”, frisou Belivaldo Chagas.
Sobre a decisão da Anvisa, o governador sergipano disse que “entendo e respeito a posição da Agência como órgão técnico responsável, mas me causa estranheza neste veto o fato de a Sputnik já ter sido liberada anteriormente pelo Comitê Científico do Nordeste e de outros 62 países, onde ela está sendo aplicada em massa”, afirmou.
Chagas disse ainda esperar que a questão das vacinas não esteja sendo politizada. “Continuarei lutando para trazer imunizantes seguros e eficazes para a população, independente do seu local de origem. O povo precisa de vacina para voltar à normalidade das suas vidas e não mediremos esforços para que isto aconteça”, finalizou.