Com a retomada gradual de eventos, a partir do avanço da vacinação e redução dos casos de Covid-19, serão redobradas as ações de fiscalização agropecuária em feiras, exposições, leilões de animais, vaquejadas, concursos leiteiros, cavalgadas, dentre outros. Segundo a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emadgro), as orientações levam em consideração a reunião de animais oriundos de diferentes procedências em eventos desse tipo, representando risco de transmissão e disseminação de enfermidades.
Gestores públicos, proprietários de estabelecimentos ou promotores de eventos agropecuários que desejem promover feiras, exposições e leilões de animais, vaquejadas, concursos leiteiros ou cavalgadas deverão solicitar autorização à Emdagro. Isso deve ser feito 15 dias antes da realização do evento. O formulário pode ser encontrado no site www.emdagro.se.gov.br. “Além do requerimento, os interessados deverão preencher um termo de compromisso se comprometendo a acatar todas as exigências legais para a realização de eventos desse tipo”, explica Aparecida.
“É imprescindível que os organizadores desses eventos comuniquem à Emdagro com antecedência, e obtenham o registro junto à empresa. Eles estão, necessariamente, condicionados ao cumprimento da legislação vigente e de determinações específicas, se quiserem realizar os eventos”, enfatiza a diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade.