Procon pesquisa os preços da cesta básica em Aracaju
4 de julho de 2024
Sergipe fabrica latas para grandes grupos de bebidas
4 de julho de 2024
Exibir tudo

Sergipe e Aracaju lideram em qualidade de vida

A pesquisa levou em consideração, entre outros itens, o bem-estar da população

Um levantamento inédito divulgado pelo jornal O Globo coloca Sergipe e sua capital Aracaju, respectivamente, com melhor qualidade de vida no Nordeste e 10º no ranking nacional. O estudo aplicou o Índice de Progresso Social (IPS), uma metodologia internacional que calcula o bem-estar da população a partir de dados oficiais, e considerou três dimensões principais: necessidades humanas básicas, fundamentos para o bem-estar, e oportunidades.

O IPS Brasil considerou informações de órgãos oficiais como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico. Com nota de 61,35, Sergipe se destacou em indicadores como Moradia (91,22), Água e Saneamento (74,37), Nutrição e Cuidados Médicos Básicos (70,79), Qualidade do Meio Ambiente (68,71), Acesso à Informação e Comunicação (67,23), Acesso ao Conhecimento Básico (65,78) e Inclusão Social (63, 81), este quesito com a média bem maior que a nacional, que foi de 48,42.

O governador Fábio Mitidieri (PSD) comemorou o resultado obtido pelo estado: “Temos direcionado esforços fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico e para o bem-estar do povo sergipano”, disse. Por sua vez, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) enfatizou que essa conquista reforça o compromisso da administração municipal de continuar trabalhando para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos aracajuanos. Conforme o levantemanto, entre as capitais, Aracaju (67,89) só fica atrás de Palmas (68,07), Campo Grande (68,21), Cuiabá (68,47), São Paulo (68,79), Curitiba (69,36), Florianópolis (69,56), Belo Horizonte (69,62), Goiânia (70,49) e Brasília (71,25).

Metodologia

O IPS Brasil é uma ferramenta de gestão territorial baseada em dados públicos, que identifica e apresenta, em uma mesma escala, se as pessoas têm o que precisam para prosperar, desde necessidades básicas como abrigo, alimentação e segurança, até se possuem acesso à informação e comunicação, e se são tratadas igualmente, independentemente de gênero, raça ou orientação.

Desenvolvido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) em parceria com Fundación Avina, Amazônia 2030, Anattá Pesquisa e Desenvolvimento, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative, o IPS Brasil 2024 fornece uma avaliação detalhada e abrangente do progresso social e ambiental, destacando a importância de complementar as medidas tradicionais de desenvolvimento econômico com indicadores de bem-estar e sustentabilidade.

Fontes: Comunicação do G/S e da PMA (Foto: Site Viage na Viagem)

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *