Nos primeiros seis meses deste ano, o Nordeste criou 334.580 novas empresas. A Bahia liderou na região em número de aberturas de novos empreendimentos: 93.300. Já Sergipe aparece na lanterninha com a criação de apenas 12.686 empresas. Em todo o Brasil foram criados 2.117.073 negócios no primeiro semestre de 2023, uma média de 12 empreendimentos por minuto
Na visão nacional, o segmento de “Serviços de Alimentação”, que engloba atividades como bares, restaurantes, lanchonetes e food trucks, foi o que mais registrou aberturas no período – 140.808 no total, com representatividade de 6,6% e a média de 1.136 registros por dia útil. Os dados são do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian.
Segundo o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero, “a criação de empreendimentos nos setores que mais cresceram mostra que a tendência de ‘Serviços’ ganhar o protagonismo deve continuar, principalmente, pelo baixo investimento necessário e velocidade do retorno, que pode ser mais rápido, especialmente na área da alimentação”.
Fonte: Serasa Experian (Foto: Abrasel)