Sergipe foi o estado do Nordeste que menos registrou a criação de empresas em novembro do ano passado: 1.847. Já a Bahia liderou com o maior número de nascimento de empresas na região, com 13.548 novas companhias. No cenário nacional, o número chegou a 279.363 empreendimentos, uma queda de 13,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian.
Ainda segundo o indicador, a maior parte das companhias foi registrada como Microempreendedores Individuais (MEIs) (73,5%) seguidas por Sociedades Limitadas (19,2%), Empresas Individuais (5%) e Demais (2,3%). Em relação ao setor de atuação, foi o de “Serviços” que registrou o maior número de aberturas (195.825).
Metodologia
Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.