As empresas de oito dos nove estados do Nordeste apresentaram crescimento na busca por recursos financeiros no último mês de fevereiro. Maranhão teve o maior avanço, com alta de 22,0 pontos percentuais, seguido por Rio Grande do Norte (18,6 p.p.) e Sergipe (12,3 p.p.). Em contrapartida, Alagoas foi o único estado a registrar queda, com recuo de 4,3 p.p. Os dados são do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian.
No cenário nacional, a procura das empresas por recursos financeiros no Brasil cresceu 13,1% em fevereiro de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O principal motor desse avanço foi o desempenho das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), cuja busca por crédito teve um salto de 13,5% no período.
Para a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, o aumento na demanda por crédito está ligado à busca por fôlego financeiro. “Apesar do nível restritivo da taxa de juros, muitas micro e pequenas empresas têm recorrido ao crédito como uma forma de manter a operação e atravessar um cenário desafiador. A resiliência dessas empresas é fundamental para sustentação da atividade econômica, visto que micro e pequenos negócios representam mais de 90% das empresas no Brasil”, afirma.
Demanda por setor
Na análise por setores, o maior crescimento da demanda por crédito veio do segmento classificado como “Demais” – que engloba os segmentos Primário (agronegócio), Financeiro e Terceiro –, com alta de 19,5%. Em seguida, destacaram-se os setores de “Serviços” (18,8%) e “Indústria” (13,5%). O “Comércio”, embora com crescimento, apresentou a menor variação entre os segmentos, de 6,8%.
Fonte e gráfico: Serasa Experian