Sermão das sete palavras marca a Sexta-Feira da Paixão
18 de abril de 2025
Sergipano com mais de 80 filhos é preso na Bahia
18 de abril de 2025
Exibir tudo

Sergipe tem o maior número de ruas sem árvores

Em 2019, a Prefeitura de Aracaju matou o canteiro verde da Avenida Hermes Fontes para construir um corredor exclusivo para ônibus (Foto: Wikipédia)

Em Sergipe 38,5% da população mora em ruas sem uma única árvore. Esse é o maior percentual de “desertificação” do país apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo também revela que Aracaju (44,3%) é a quinta capital brasileira com menor número de vias públicas arborizadas, ficando à frente apenas de Florianópolis (44,0%), Rio Branco (39,9%), São Luís (34,3%) e Salvador (34,1%). Mato Grosso do Sul e Distrito Federal lideram esse ranking, com 59% e 56,4% dos moradores vivendo em vias com cinco ou mais árvores.

Em nível de Brasil, o levantamento do IBGE revela que cerca de 58,7 milhões de pessoas moram em trechos de ruas sem nenhuma árvore. O número representa 34% da população. O estudo mostra, no entanto, que 115 milhões de habitantes (66% do total) vivem em trechos de ruas arborizadas. Em termos de densidades de arborização, 35,6 milhões das pessoas (20,4%) contabilizadas com presença de árvores estão em vias com até duas árvores.

Os números escancaram a carência de áreas verdes nas cidades, fato que provoca um forte impacto na qualidade de vida da população, especialmente nos centros urbanos onde o calor e a poluição se intensificam com a ausência de vegetação. “A arborização urbana é essencial para a qualidade de vida nas cidades. Ela contribui para o bem-estar dos habitantes, oferecendo diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos”, explica o analista do IBGE Maikon Novaes.

Fonte: IBGE (Foto: Wikipédia)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *