Em sete horas choveu 94 milímetros em Aracaju
7 de maio de 2024
Memória cultural da Villa de Santo Antonio e Almas
7 de maio de 2024
Exibir tudo

Sergipe é o que menos abre empresas no Nordeste

Sergipe é o lanterna da região em abertura de novas empresas

Sergipe foi o estado do Nordeste que menos abriu novas empresas em janeiro passado: 2.517. No lado oposto, foram abertos na Bahia 16.012 novos negócios no primeiro mês deste ano. Esta informação é do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. O setor de “Serviços” foi o responsável pela maior parte das novas empresas registradas em janeiro de 2024. Já o segmento menos procurado para empreender foi o “Demais”.

(Clique no gráfico para ampliar)

Na visão nacional, em janeiro de 2024 houve o segundo maior número da série histórica do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, com 381.746 negócios abertos no período – uma diferença de 1.350 CNPJs do número registrado em agosto de 2021. Considerando apenas os dias úteis, foram 12 aberturas por minuto. Em comparação com janeiro de 2023, a alta foi de 7,3%.

“Em janeiro, segundo o Banco Central, tivemos um crescimento de 0,6% na atividade econômica e uma variação acumulada de 2,47% nos últimos 12 meses. Esses fatores, atrelados à redução da taxa Selic para 10,75%, também influenciam o surgimento de novos negócios, pois, afetam o custo de capital para os empreendedores e impactam positivamente os custos operacionais das empresas”, analisa o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Fonte: Serasa Experian

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *