ITPS alerta sobre cuidados com as comidas nas festas juninas
16 de junho de 2023
Campus da UFS agora está na Avenida Marcelo Déda Chagas
16 de junho de 2023
Exibir tudo

Sergipe é pobre, pobre de marré deci

Por Adiberto de Souza *

Sergipe é o quinto estado brasileiro com o maior número de pobres. O último Mapa da Nova Pobreza, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, revela que 48,17% da população sergipana, portanto quase a metade, têm renda domiciliar per capita até R$ 497,00 mensais. Neste triste campeonato do prato vazio, Sergipe só ganha para o Maranhão (57,90%), Amazonas (51,42%), Alagoas (50,36%) e Pernambuco (50,32%). E mais: segundo estudo do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social, nos últimos anos, Sergipe foi o estado que apresentou a maior alta no número de famílias pobres. A pobreza avançou 12,5% entre os sergipanos, quase o triplo da média nacional, que foi de 5%. Diante desse lastimável quadro, fica difícil acreditar em projetos simplórios, como a distribuição de um prato de comida por dia aos deserdados pela sorte. Reduzir a miséria exige muito mais do que oferecer uma única refeição, de segunda a sexta-feira, às vítimas da fome, doença social que corrói o intestino e atormenta a alma de quem vive o permanente drama da insegurança alimentar. Deus seja louvado!

Bem na fita

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), chega ao seu sétimo ano consecutivo no comando da capital sergipana com aprovação de 66,4% da população. É o que aponta o levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas. Realizado entre os dias 3 e 7 deste mês, o estudo fez dois tipos de questionamentos. O primeiro trata da aprovação e reprovação. É quando 66,4% dos aracajuanos se mostram satisfeitos com o trabalho de Edvaldo. Já 28% se dizem insatisfeitos. Sobre o andamento da gestão municipal, 49,9% avaliam como ótima e boa. Outros 28% analisam o trabalho como regular e somente 20,2% afirmam que o governo é ruim ou péssimo. Marminino!

Prestando contas

O estado de Sergipe está equilibrado financeiramente. Quem garante é a secretária da Fazenda, Sarah Andreozzi. A fidalga deu a boa notícia ao apresentar na Assembleia um balanço do 1º quadrimestre deste ano. Segundo Sarah, houve um aumento percentual do investimento. Também ocorreu um crescimento real de despesa e da receita por conta de fatores externos, como as leis aprovadas no âmbito federal, “mas conseguimos equilibrar o quesito receita e despesa e isso é fundamental”, frisou a secretária. Ah, bom!

Desdentados

Segundo pesquisa da Edelman Insights,16 milhões de brasileiros não possuem um único dente, enquanto 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias. O estudo revela que para 43% dos banguelos, a perda de dentes lhes atrapalha namorar ou paquerar. Outros 21% disseram que a condição lhes impediu de fazer novos amigos e 41% relataram dificuldades na pronúncia das palavras. Misericórdia!

De olho nos cargos

E quem bateu à porta do ministro Márcio Macedo (PT) foi o presidente do PV sergipano, Reynaldo Nunes. Segundo ele, os dois conversaram “sobre a conjuntura política nacional e estadual”. Certamente, também trataram sobre os cargos federais em Sergipe, pois a demora das nomeações para o 2º escalão tem tirado o sono de muitos políticos que apoiaram o presidente Lula (PT). Outro dia, o deputado estadual Ibrain de Valmir (PV) reclamou da forma como as sinecuras federais estão sendo distribuídas em Sergipe: “Os petistas das cabeças estão interessados, apenas, nos cargos deles em Brasília e esqueceram que existem aliados em Sergipe”, fuzilou o parlamentar verde. Mamma Mia!

Cerveja cara

Uma péssima notícia para os amantes da Loura suada: de janeiro a maio passado, a cerveja teve alta de 2,94%. Para a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, a bebida alcoólica ficou mais cara por conta do aumento dos custos acumulados nos últimos anos. Seriam eles: energia, distribuição e matérias primas. A entidade revelou também que a alta nos preços se deu por conta de uma pressão que veio ainda na pandemia. Aff Maria!

Mutirão repaginado

O governo de Sergipe promove, hoje, mais um mutirão no interior do estado. O oba oba oficial acontece em Nossa Senhora das Dores. Repaginado com o nome de “Sergipe é Aqui”, o evento oferece à população carente ações simples, como medição de pressão arterial e da glicemia, consultas médicas, palestras diversas, jogos de futebol para a meninada, manicure e pedicure para as mulheres, corte de cabelo para os homens, etcétera e tal. O mutirão também permite que os políticos governistas visitem os donos dos currais eleitorais, enquanto assistem, à sombra, uma multidão de miseráveis disputando serviços simples que deveriam ser oferecidos pelo estado sem estardalhaço e de forma rotineira. Danôsse!

Plantando verde

Esse período do ano é propício para se “plantar” informações, nem sempre verdadeiras, sobre futuros acordos e prováveis rompimentos de alianças partidárias. Assim como no pôquer, o blefe é muito comum entre os políticos, treinados em jogar verde para colher maduro. Com o quadro totalmente indefinido, a disputa eleitoral em Aracaju estimula o disse-me-disse entre as lideranças e os cabos eleitorais. O certo é que a maioria dos partidos só vai fechar acordos na última hora do dia 30 de junho de 2024, data final para a realização das convenções. Até lá, tudo que se diga terá tanto valor quanto uma cédula de R$ 3,00. Home vôte!

Seca no inverno

O deputado Marcos Oliveira (PL) tirou a maior onda na Assembleia com a decisão da Prefeitura de Tobias Barreto de decretar situação de emergência em função da estiagem. Segundo o parlamentar, o decreto virou motivo de gozação por parte da população, “pois estamos vivendo um dos invernos mais intensos dos últimos anos”, discursou. Por sua vez, a Prefeitura justificou o decreto, alegando que as últimas chuvas foram insuficientes para acabar com o sofrimento da população, “servindo apenas para amenizar o déficit pluviométrico da região”. Então, tá!

Show de truculência

A internauta Jamille Cunha denunciou a brutalidade da segurança do “Arraiá do Povo”, na Orla de Atalaia. A moça postou no Instagram do governador Fábio Mitidieri (PSD) que muitas famílias “foram desrespeitadas, agredidas com palavras de baixo calão, empurradas por cassetetes e, para incrementar o banquete da truculência, atacadas com sprays de pimentas”. Jamille conta que ela e os pais foram vítimas de “uma segurança totalmente despreparada”. A internauta concluiu afirmando que esse show de brutalidade ocorreu ontem, no mesmo Arraiá onde o governador posta fotos “alegre e sorridente com amigos, familiares e empresários, em seu belíssimo camarote”. Crendeuspai!

“Joia” da moda

De um bebinho invocado numa bodega da periferia de Aracaju: “Não é sério o país onde a tornozeleira eletrônica virou artigo de moda entre os criminosos do colarinho branco”. É vero!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal Vida Laranjeirense, em 31 de março de 1935.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

1 Comments

  1. Edvaldo Sampaio dos Santos disse:

    Meus bons rapazes!
    Pró socialismo
    Caso contrário
    Gerações
    Dúbia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *